Projetar Pessoas por Mônica Cavalcanti

08 mar 2018

1. Perfil do Entrevistado:

Nome: Mônica Cavalcanti
Atividade desempenhada: Executive, Business & Professional Coach
Descrição de sua experiência/perfil:
Atua há 20 anos como executiva de RH, gerenciamento de equipes, assessoria a líderes e empreendedores, implantação e criação de programas em desenvolvimento humano, executive coach e especialista no planejamento de carreira e aprimoramento de performance profissional. Responsável por áreas específicas em gestão de pessoas, desde a administração, estratégia e planejamento organizacional, em empresas dos dos segmentos de alimentação, cosméticos, serviços e indústria. Apoia profissionais e empresas com foco no seu crescimento e aperfeiçoamento. Certificada em Executive & Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Pós Graduada em Gestão Estratégica de RH pela Universidade Estácio de Sá. Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Certificada em Career Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. É consultora DISC pela E- Talent e Analista Alpha pela Sociedade Brasileira de Coaching. Mentora para Jovens Profissionais no Projeto Joule. É Socia Diretora na Dal Maso Desenvolvimento Humano e na MC Coaching Ferramentas para Carreira.

2. Para você o que é Projetar Pessoas?

Acredito que projetar pessoas é ajudá-las a construir pontes entre suas metas e objetivos e os seus sonhos, apoiando sua caminhada na superação dos obstáculos e entraves que existem dentro delas mesmas, ajustando o foco para que elas enxerguem suas forças e potencial usando-os como ferramentas valiosas para alcançar o ponto de chegada. É ajudá-las a acreditar nelas mesmas fazendo brotar aquilo que já está lá meio escondido.

3. Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:

Nossa, foram tantas as pessoas que me projetaram ao longo da minha caminhada que seria injusto citar apenas uma vivência! Tenho imensa gratidão por professores, líderes, colegas e subordinados que passaram por mim e deixaram uma marca que está comigo até hoje e que me fizeram ser a profissional que sou agora.

4. Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

Lembro de uma colaboradora minha que tinha muita dificuldade em lidar com suas emoções e tinha um descontrole muito grande quando alguma coisa não saía como havia planejado. Ela era ótima na sua performance profissional mas tinha um relacionamento muito tenso com as pessoas, tendia a achar que só ela tinha razão e era pouco flexível. Fui ajudando-a a perceber o quanto sua postura e maneira de agir com as pessoas a estava isolando e afastando dos colegas e a tornando uma pessoa amarga. Não era isso que ela queria pra ela mas não sabia como mudar. Foquei nas suas competências que eram muitas e procurei apoiá-la nas suas dificuldades. Penso que foi um aprendizado pra mim e pra ela.Ela reconquistou o reconhecimento e admiração da equipe pelo seu trabalho e passou a ter uma relação bem mais aberta até com quem ela tinha resistências. Hoje ela é muito mais centrada e equilibrada. Depois de um tempo deixamos de trabalhar juntas pois nossos caminhos se separaram. Mas até hoje nos relacionamos e existe uma admiração e respeito mútuo entre nós.

5. Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Projetar-se como pessoa inteira e conectada consigo mesmo é uma tarefa árdua e constante, mas vale a pena todo esforço empreendido pois, somente sendo unos conosco e verdadeiros para com os demais, conseguimos alcançar nossa excelência e demonstrar nossa melhor versão.

6. Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:

Quem sabe um encontro on line ou presencial para troca de ideias e aprendizado entre todos que, de alguma forma, projetam pessoas.