Projetar Pessoas por Noemi Baptista

22 mar 2018



1. Perfil do Entrevistado:
Nome: Noemi Lustosa Baptista

Atividade desempenhada: Sou coach de relacionamentos pessoais e corporativos

Descrição de sua experiência/perfil:

Sou formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, graduada em Psicologia e com MBA em Gestão de Pessoas. Tenho mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento humano dentro das organizações e fora dela com atendimentos de coaching ajudando as pessoas a terem menos conflitos em seus relacionamentos e uma vida com mais plenitude. Sou co-criadora do Programa Viver Plenamente para aquelas pessoas que desejam desenvolver alguns aspectos essenciais da vida, claro que os relacionamentos fazem parte. Sou uma entusiasta da Comunicação não-violenta e da Psicologia Positiva, o que me proporciona ter muitos questionamentos diferentes de como viver a vida e realçar o melhor em mim, em você e em nós. Além do meu trabalho eu sou apaixonada pelo meu marido, gatos, família, amigos, praia, livros e mídias sociais.

2. Para você o que é Projetar Pessoas?
Projetar pessoas é ajudá-las a enxergar aquilo que está em seu interior, conhecendo suas forças e possibilidades infinitas de ser e ter. É abrir mão de um modelo preconcebido de "eu" e enxergar além, utilizando todo recurso interno e externo disponível que muitas vezes está na nossa frente, mas só nós não vemos.

Entendo que só assim a pessoa se projeta de uma maneira totalmente nova no mundo, atingindo seus objetivos e sonhos.

Claro que não posso deixar de dizer que quando a pessoa se projeta dessa maneira autêntica, ela consegue se relacionar melhor com ela mesma e também com as outras pessoas, tendo menos tensão e conflitos disfuncionais com o chefe, colega de trabalho, sogra, filhos...

Gosto de falar que a pessoa que se projeta deixa de ser o carrasco de si mesma, se empodera e assume a responsabilidade da sua vida!

3. Conte uma vivência onde você foi projetado enquanto pessoa:

Fui muito impulsionada ao longo da vida e uma marcante foi quando eu era estagiária e em pouco tempo eu já estava dando treinamentos. Isso aconteceu pela confiança, apoio e orientação da chefe mais incrível que eu tive que se chama Daniela Steiman. Outra vivência profissional de projeção, foi quando fiz minha transição de carreira para coach e minhas amigas Caroline Akemi Imai e Deisilane Bortoloto mostraram o quanto que eu tinha de positivo para seguir essa vontade e meu marido dando todo suporte e conversas ao longo das noites de indecisão, ele é fora de série! Recentemente um cara que me projetou foi meu mentor Marcelo Singulani que é uma alma super generosa e competente que consegue tirar o melhor de mim!

Em outras situações eu tenho sempre a minha mãe por perto que mostra a importância de um bom diálogo e do amor, então não tem como ficar para baixo com ela, sempre sou lançada para as estrelas.

Viu como não é por acaso que eu adoro trabalhar com os relacionamentos! Juntos podemos nos projetar sempre para frente e para o alto, com um sistema eficaz de apoio por todos os lados!

4. Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

Ainda bem que meu trabalho me possibilita vivenciar isso no meu dia a dia!

Uma situação bem marcante foi quando a mãe de uma adolescente entrou em contato comigo para a filha fazer coaching de emagrecimento, no meio do processo mãe e filha perceberam que precisavam aceitar cada uma como eram e retomaram os laços afetivos, a mãe percebeu que eram crenças dela que impediam dela enxergar o quanto a filha era linda e passou a se sentir uma mãe melhor. A menina deixou de comer em demasia por ansiedade e pressão que era exercida nela pela mãe e por ela mesma.

Outra projeção foi uma cliente que estava querendo reatar um relacionamento amoroso e acabou ganhando auto-estima, um emprego novo e alguns pretendentes! Como ela teve que voltar a morar com seus pais e irmã, ela conseguiu implementar um diálogo aberto e compassivo entre todos. Até exercício físico a família começou a fazer.

Tantos outros que me emociono só de pensar!

5. Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Acredite em você, pare de escutar somente o que lhe falta. Exalte o que você já possui, esteja seguro das suas características positivas e siga no processo de autoconhecimento para ser e ter o que você quiser!

Lembre-se os seus relacionamentos dizem muito mais sobre você e podem te engrandecer.

6. Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:

Gostaria de ver vídeos e conteúdo seu Sandra e de seus parceiros, pois tem muita gente boa por aqui para projetar muitas pessoas.

Agradeço enormemente a oportunidade que está me dando de me projetar e conte comigo para ter um Viver Plenamente e relacionamentos incríveis!

Beijos em todos e me sigam nas mídias sociais:

Facebook: /coachnoemibaptista

Instagram: @coachnoemibaptista

Site: http://vemviverplenamente.wixsite.com/programa