Projetar Pessoas por Flávio Lettieri

28 jun 2018


1. Perfil do Entrevistado:

Nome: Flávio Lettieri
Atividade desempenhada: Coach, Idealizador do Portal "Como fazer Coaching"

Descrição de sua experiência/perfil:
Trabalho com formação e desenvolvimento de pessoas há mais de 25 anos e com Coaching há 10 anos. Especialista em Marketing e Empreendedorismo, tenho atuado, principalmente, com Coaching Corporativo (Executivo e Business), com foco na Formação de Líderes que desenvolvem Times de Alta Performance.

2. Para você o que é Projetar Pessoas?

Eu acredito que, como Coach e Educador, minha missão é desenvolver o autoconhecimento e a autoconfiança para que as pessoas possam fortalecer suas habilidades e competências e conquistarem melhores resultados.
Assim, entendo que “Projetar Pessoas” envolve criar condições para que as pessoas aprendam a construir os seus próprios caminhos para alcançar os seus objetivos.
É desenvolver pessoas de forma sustentável, para que cada pessoa possa 'andar com as suas próprias pernas', sem qualquer dependência do seu Coach.

3. Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:

Eu tive o imenso privilégio de contar com alguns Mestres, sobretudo enquanto jovem. Um desses meus mestres, Luiz Carlos Gonzaga, era alguém dotado de um enorme Poder Pessoal. O Luiz é uma daquelas pessoas que quando falam, todos prestam atenção, magnetizados pelo conteúdo que ele transmite. E esse mestre sempre fez questão de me ensinar e ensinar aos outros que o oposto do Amor não é o ódio ou a indiferença, e sim o Poder (visão de Jung) e que portanto uma Liderança pautada pelo Amor requer a capacidade de tornar as pessoas donas de suas escolhas e donas de suas vidas.

4. Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

Desenvolver pessoas é o meu Propósito de Vida. Em 25 anos de carreira pude ajudar milhares de pessoas a transformarem seus sonhos em Projetos de Vida e outras tantas pessoas a tomarem decisões e estabelecerem objetivos que mudaram as suas vidas.
Por isso, nesse momento, entendo que mais relevante do que falar sobre um único ‘case de sucesso’, o mais interessante é mencionar o meu mais recente projeto: a criação do Portal Como fazer Coaching, uma formação com o propósito de formar Coaches para atuarem em nível de excelência.
E por que, depois de consolidar uma carreira estável, empreender um projeto novo e tão desafiador?
Eu sou um grande apaixonado pelo Coaching, porém, com a sua popularização tenho percebido um grande aumento de cursos preparatórios voltados à aplicação de ferramentas e técnicas de forma mecânica e superficial.
Como profissional, acredito que o Coaching é muito mais do que isso, o Coaching pode, de fato, transformar as pessoas, empoderá-las.
Porém, para isso, é necessário fortalecer sua própria essência, aprendendo a se conhecer melhor para ser um profissional melhor e mais consciente do seu trabalho. Por isso, criei o portal Como Fazer Coaching, um espaço para que as pessoas possam se desenvolver, com responsabilidade e competência e, a partir de então, fazer a diferença na vida de outras pessoas.

5. Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

"Coaching pode transformar Vidas"
Essa é a mensagem que eu uso na Como fazer Coaching. Algumas pessoas me perguntam porque eu coloco "pode" transformar vidas e não "transforma vidas".
Porque eu acredito no imenso potencial do Coaching, mas entendo que esse potencial só se traduz em realização quando é bem trabalhado.

6. Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:

Artigos e reflexões que levem as pessoas a pensarem e a se empoderarem do conhecimento, em contrapartida ao discurso de Coaching que se vê por aí.
Algo na direção contrária a essa visão do Coaching com "cara de auto ajuda" onde as pessoas são levadas a acreditar que repetir palavras motivacionais possam de fato transformar vidas.