Imagem Digital

02 jul 2018

Etiqueta nas Redes Sociais é um tema atual e que requer atenção.

Muitas pessoas, muitos profissionais já pecam ao terem cuidados com sua imagem integral – pessoa & profissional real, imaginem na era digital, com tantas redes sociais, com perfis distintos de utilização!

Como é a exposição da sua vida?
– como ela é? ou,
– como você gostaria que as pessoas imaginassem que é a sua realidade de vida? ou,
– a vida ideal imaginária que você gostaria de ter e que construiu no mundo dos avatares virtuais?

Você cuida da sua imagem social como cuida da sua imagem real construída?

Você é coerente em como pensa, age e posta?

Convidei a Priscila Avelar, Idealizadora da Prisence – Consultoria de Imagem Pessoal & Corporativa, para nos falar com mais propriedade sobre esse tema:

“Hoje vou falar sobre a importância da nossa imagem nas redes sociais para representar com credibilidade e coerência nossa marca pessoal | personal branding, porque a apresentação online é tão importante quanto a nossa forma de ser nos relacionamentos do dia a dia com colegas de trabalho, clientes, parceiros e fornecedores.

Começo com um pedido de reflexão, qual imagem você deseja expressar em suas redes sociais?

Sua imagem nas redes está de acordo com seus objetivos profissionais?

É preciso ter uma postura adequada e ética, seja em comunicações profissionais ou em postagens pessoais, afinal, somos uma pessoa única, estamos em diversos lugares e redes, com públicos diferentes, porém, ainda assim, representamos nossos propósitos.

No Facebook, por exemplo, muitas vezes são feitas divulgações da nossa empresa e também de assuntos pessoais. Será que nossas preferências particulares vão de encontro aos interesses e à forma de pensar de nossos clientes?

A maneira de se comportar, as atitudes, as fotos, os comentários, as publicações devem ter coerência, bom senso, educação, considerando o âmbito de trabalho e de vida em família, entre amigos, para que não haja uma má interpretação do negócio, e até mesmo da pessoa, por parte de clientes e parceiros.

Já no Linkedin, que é uma excelente ferramenta para networking profissional e totalmente voltada a temas corporativos, de empreendedorismo, de recolocação no mercado, dentre outros, é fundamental ter postagens exclusivas sobre seu produto/serviço ou ainda assuntos relacionados ao mesmo, para gerar interesse nos contatos de sua rede e nas conexões de seus contatos, pois há uma grande facilidade de exposição para gerar novos relacionamentos. Eu mesma tenho diversos clientes e parceiros que conheci através do Linkedin. Conheça, vale a pena!

Temos ainda o Instagram, nesta rede a divulgação acontece, principalmente, através de fotos, tendo ou não links que direcionam para um blog ou site. A apresentação visual com uma boa foto e de alta qualidade, também é de extrema importância para transmitir uma imagem profissional de seu produto/serviço.

As pessoas em geral acreditam que podem falar, postar, comentar o que quiserem e da maneira que quiserem… mas, reflitam, qual a mensagem que este tipo de comportamento está transmitindo?

Seguem algumas dicas para que você tenha uma imagem pessoal diferenciada nas redes sociais:

Evite postagens e comentários preconceituosos e agressivos;

Sua foto de perfil nas redes é sua principal apresentação é importante demonstrar profissionalismo, seriedade e também alegria e proximidade;

Procure não ter uma postura pessimista, seja mais protagonista, é bom pra você mesma, seja feliz!

Faça postagens de acordo com a mídia, como por exemplo, no Instagram a foto é a principal mensagem e no Linkedin as informações devem ser mais profissionais;

Pode ser uma opção ter uma rede pessoal e uma rede para sua empresa, no Facebook, por exemplo, você pode ter uma página pessoal e uma fanpage para seu negócio que, inclusive, tem opções diferenciadas e direcionadas para fins profissionais;

Atenção à gramática e ortografia também é um item importantíssimo.

Seguindo estas dicas, você terá uma imagem interessante para seus clientes, amigos e terá coerência em sua apresentação quando pessoalmente e também nas redes sociais, mantendo o mesmo discurso, sendo a mesma pessoa, tendo os mesmos propósitos e objetivos.

Agradeço por sua especial atenção ao ler este artigo e se gostou, deixe seu comentário, assim poderemos conversar mais sobre esse tema!”

E você, é coerente nas redes sociais?

Possui perfis e atuações diferenciadas de acordo com o tipo de rede social?

Traduz seu propósito de vida, sua personalidade e energia em tudo o que publica?

Contribuição Especial:
Priscila Avelar
Celular: 11-99971-7865
Email: priscila@prisence.com.br
Prisence – Consultoria de Imagem Pessoal & Corporativa
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/priscilaavelar/
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