Líder, você é um super-herói?

07 jul 2015

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A liderança exige super-poderes!

É esperado de um líder que ele seja um excelente comunicador, mobilizador, coach, mentor, conselheiro, que conheça todos os seus anseios e cuide deles, que seja amigo, que seja sempre bom ouvinte, um ótimo negociador, que administre bem todos os conflitos, que tenha uma visão estratégica e que sempre influencie positivamente o comportamento de todas as pessoas com quem trabalha, em prol dos melhores resultados e em defesa dos interesses do seu time!

É fundamental ao Líder atuar com ética e honestidade, ser flexível tendo sempre o famoso jogo de cintura, ter sensibilidade e comprometimento para agir em nome de todos os componetes do seu time, ter humildade para compartilhar prestígio, poder e sucesso de forma exemplar, ser sempre dotado desendo de humor e empatia.
Um Líder é sempre O EXEMPLO!

Porém como todos sabemos que todos os líderes são seres humanos que também precisam de empatia, de compreensão pelos momentos de pressão, que também possuem seus dias de fraqueza, de tristeza, de angústia, de problemas pessoais, sabemos que todas essas características merecem certa dose de equilíbrio e de percepção que não se pode ser SUPER o tempo todo.

Um líder de sucesso é aquele que tem uma enorme força interior e exercita toda a sua potencialidade na tão falada Inteligência Emocional.

Para liderar com inteligência emocional se faz necessário conhecer suas competências, seus pontos fortes e suas fraquezas, se escutar interiormente a cada momento e buscar o equilibrio de suas emoções.

Você sabe identificar suas emoções?
A leitura de suas emoções e a leitura do ambiente é extremamente importante.

Como você percebe sua fisionomia, suas atitudes corporais?
Como você está expressando seus sentimentos e pensamentos?

Quanto melhor for sua identificação e interpretação do seu cenário e o dos outros ao seu redor, melhor serão suas relações e a percepção do seu real momento.

Como você utiliza suas emoções?
A forma como nos sentimos, sempre influencia a forma como pensamos e o que pensamos.
Nossas emoções impactam como assimilamos as situações no dia-a-dia.

Você consegue compreender suas emoções?
Suas emoções – felicidade, insegurança, medo, impaciência, intolerância, raiva, ocorrem e mudam por algum motivo, alguma causa ou fato gerador.
E se você parar para se compreender, se escutar, compreenderá com facilidade o que gera em você tais emoções.
Entendendo suas emoções e tendo clareza no porque essas reações emocionais surgem, você consegue adotar a atitude correta no controle e reversão dessas emoções.

Você sabe controlar suas emoções?
Razão e emoção, a eterna balança a ser equilibrada!
Conhecer seus sentimentos, controlar seus pensamentos, dominar suas decisões, suas escolhas, suas atitudes, essa é a força maior a ser conquistada.Lembrando que esse equilíbrio de emoções e ações, se compreender, bem como escutar e compreender o outro, determinam a melhor gestão de suas emoções, ações e reações.

O lider com maior habilidade e inteligência emocional, consegue medir a temperatura do ambiente e escolher as reações, as batalhas que quer lutar e dominar o clima do ambiente em que atua, com as pessoas que o cercam.
Exemplos de liderança projetam vibrações de harmonia, de controle emocional no ambiente que o cerca e de celebrações de resultados, contagiando com emoção todos os que o cercam;