Metas – uma questão de atitude!

13 jul 2015
Meta-de-Vendas
Imagem: Google

 

Todo crescimento, todo projeto, começa com um SONHO.

Muitos sonham em TER outros em SER.

A lógica, no meu ponto de vista, requer primeiramente o SER para, depois, a arquitetura do TER.

O SER, que nesse contexto refere-se à capacidade, é o resultado da aptidão somada ao treino, exercício ou prática.

É lógico que SER requer também uma exagerada dose de ATITUDE!!!

São muitos os exemplos da “equação” CAPACIDADE = TALENTO + PRÁTICA + ATITUDE.

Todo SONHO, transforma-se em desejo e, simplesmente, não passará de desejo sem a construção de metas claras e bem estruturadas para que possam virar realidade!!!

Muitas são as metodologias para escrever metas.

A que mais me agrada é a do SMART!!

No SMART, a meta precisa se:

eSpecífica,
Mensurável,
Atingível,
Relevante
Ter um Tempo (data) de finalização.

Específicas:

Toda meta tem que ser especificada, descrita, exatamente como você a imagina.

Não pode ser genérica.

Por exemplo: Uma casa na praia. Isso não é uma meta específica. Pois uma palafita próximo ao cais pode ser considerada como uma casa na praia. Teria que ser por exemplo: uma casa no valor de $$$$ (cada um com a sua meta) no bairro XYZ, com tamanho definido (quantidade de cômodos) e demais dependências. Tudo bem explicado e especificado, de tal forma que qualquer um pudesse compreender a sua meta de forma clara e objetiva.

Outro exemplo: Emprego…. Isso é muito vago. Onde, quanto quer ganhar? Em tipo de empresa que gostaria de trabalhar? o que pretende fazer? qual área gostaria de atuar? afinal, empregos tem vários por aí, desde “caminhoneiro” até diretor de empresas, em qual nível você pretende chegar depende do que você faz para merecê-lo.

Mensuráveis:

Toda meta tem que ser mensurável, fundamentalmente em dinheiro.

Quero ter Um milhão de clientes, mas se nenhum deles pagar nada, que adianta ter tantos clientes? Ou ainda, quero ganhar na loteria, sena, megasena, etc; a megasena para prêmios de até R$10,00 isso serviria para você?

Meta mensurável é: quero um salário mensal de R$1.000,00 ou R$5.000,00; sei lá; quanto você quer? Quero comprar uma casa de R$30.000,00. Quero um faturamento para minha empresa de R$100.000,00 por mês. Isso são metas mensuráveis, quantificadas. Sem isso não temos como controlar ou acompanhar o quanto estamos perto ou longe de nossas metas.

Atingíveis:

Metas impossíveis só desmotivam.

Toda meta tem que ser possível, realista, atingível, caso contrário elas podem ser consideradas como devaneios insanos como: Quero um faturamento de meio milhão de reais por mês, quando no mês passado não chegou nem aos cem mil, é algo praticamente impossível, tal qual dizer que quer um salário de R$5.000,00 por mês só com ensino médio completo, isso pode ser um pouco difícil. Algumas empresas que estipulam crescimento mensal de 20%, a não ser que seu negócio seja “a galinha dos ovos de ouro”, garanto-lhe que as chances disso acontecer são mínimas.

Relevante:

Toda meta tem que ser importante, ter um verdadeiro significado para que você sinta a necessidade (vontade, garra) em atingi-la. Ela praticamente tem que se tornar a razão da sua existência, ter um significado realmente importante de modo que sem ela você não se sinta completo ou satisfeito. Veja que não importa o tamanho da sua meta, basta que ela tenha um verdadeiro significado para você.

E para saber o verdadeiro significado de uma meta, pergunte para um alcoólatra a sua sensação de vitória quando ele consegue ficar mais um dia sem beber, ou os pais de uma criança quando ela consegue dar os seus primeiros passos. São metas que podem parecer pequenas para alguns, mas com grandes significados para outros.

Tempo:

Toda meta tem que ter um prazo para a sua conclusão.

Se não tivermos um prazo determinado para a sua conclusão incorremos no perigo de nunca iniciarmos as atividades para alcançá-las.

E quando falamos de tempo, não é na próxima segunda que começo minha dieta, mas sim, até dia tal terei alcançado o peso X.

Somente atendendo a todos os itens ela poderá ser considerada uma meta bem escrita (definida)!!

Mas o principal problema da meta não está em escrevê-la e sim em defini-la…

É isso mesmo!!

Eis o que eu queria dizer: O QUE definir como meta??

Muitas pessoas simplesmente não sabem o que fazer ou para onde ir…

Aonde você quer aterrissar o avião de suas vidas?

Vivem um dia após o outro…Trabalham (e trabalham muito!!) com o objetivo de sobreviver e pagar suas contas no final do mês.

O dia a dia vai passando e a construção do futuro fica ao acaso!!!

Fonte: email recebido em 2008 com texto de autoria desconhecida