O DNA dos excelentes profissionais

23 ago 2013

esculpindo

Um excelente profissional não é um lider, mas um líder que aprendeu;
não é um gestor pronto, mas um gestor construído.

O DNA de um excelente profissional é esculpido no terreno da educação, elaborado no solo dos conflitos, forjado no calor dos desafios, esculpido no terreno das fragilidades.

No passado, ser bom profissional era suficiente para ter segurança, obter regalias, atingir metas.
Hoe, as sociedades capitalistas passam por transformações tão rápidas e agressivas , que não basta ser bom, é necessário atingir a excelência, inclusive para ter saúde psíquica.

Bons profissionais são atropelados em um mercado altamente competitivo; só os excelentes sobrevivem.

Mas o que é ser um excelente profissional?

Quais as diferenças entre um bom profissional e um excelente?

Um excelente profissional decifra os códigos da inteligência e desenvolve pelo menos cinco hábitos multifocais.

Não é o que mais trabalha, é o que mais pensa.
Não é o que é mais previsível, mas o que surpreende.
Não é o que repete comportamentos, mas o que se reinventa.
Não é o que engessa a mente, mas o que liberta a imaginação.

Um bom profissional executa as tarefas que lhe são solicitadas, enquanto um excelente profissional usa a intuição criativa e faz muito mais do que lhe pedem.

Um bom profissional é correto, ético, responsável, mas não se doa, não se entrega, não faz nada além do que está contratado para fazer.
Um excelente profissional faz coisas que superam suas obrigações.

Um bom profissional vive em cárcere da rotina, não tem flexibilidade, só consegue andar se tiver um mapa.
Tem medo de falhar, ser criticado, ter novas atitudes.
Um excelente profissional tem ginga, é ousado, criativo, inovador, perspicaz.
O que move um excelente profissional a ser diferente não é o desejo de estar acima dos seus colegas, mas seu desejo de servir e contribuir.

Bons profissionais fazem o que podem para reparar um acidente, profissionais brilhantes fazem o que podem para evitar que eles ocorram.

Os novos tempos exigem uma liderança especializada em previnir crises e não em corrigi-las.

Bons profissionais apagam o fogo, enquanto os excelentes previnem o incêndio.

Bons profissionais tratam os sintomas, enquanto profissionais excelentes previnem as doenças.

Bons profissionais vivem o presente; excelentes, planejam o futuro.

Bons profissionais fazem propaganda da sua obra, enquanto excelentes profissionais esperam que os outros a reconheçam.

Bons profissionais valorizam a força do indivíduo, profissionais brilhantes valorizam a força do grupo.

Bons profissionais lutam pelo estrelismo, enquanto profissionais excelentes lutam pelo sucesso da equipe.

Bons profissionais são aptos para cobrar, pressionar, punir, mas excelentes profissionais são aptos para encorajar, estimular e apostar no seu time.

Bons profissionais usam o poder do medo e das pressões enquanto excelentes usam o poder do elogio.

Fonte: Livro O Código da Inteligência
Autor: Augusto Cury
Editora Ediouro

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