Usando a Inteligência Emocional

10 nov 2011

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“Inteligência emocional, escreve Daniel Goleman, é a aptidão para reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, para motivar a nós mesmos e para lidar bem com as emoções na nossa vida interna e nos relacionamentos”.

Indivíduos com elevados níveis de inteligência emocional (IE) podem tratar mais facilmente de problemas com funcionários – e podem evitar se tornar, eles próprios, funcionários problemáticos.

Então, pode-se aprender IE?

É claro, diz o autor, mas não por meio de técnica convencional, estilo linha de montagem, de sala de aula.

Pelo contrário, o aprendizado deve estar ligado às forças e fraquezas individuais – e precisa ser reforçado com mudança de comportamento ao longo do tempo.

E será sempre melhor se direcionado a si próprio.

Por exemplo, uma contadora descrita por Goleman reconheceu que tinha a tendência de se enfurecer quando criticada “e o que dizia deixava-a envergonhada depois”.

Matriculando-se em um curso de MBA para executivos, ela decidiu enfrentar sua fraqueza com determinação por meio de uma série de passos, incluindo:

-Aprender e dominar técnicas” para melhorar o auto-controle, como antecipar situações em que reagiria com pavio curto e preparar-se para não perder esse controle”. lembrar-se de que a maior parte das críticas é, em realidade, “um feedback que tem a intenção de ajudar”.

-Praticar e ensaiar mentalmente as respostas com a maior frequência possível.

-Atuar em papéis e situações difíceis com os estudantes do curso para que pudesse “experimentar novas estratégias de autocontrole”.

-Pedir lembretes a um dos membros da equipe, que concordou em sinalizar quando percebesse que ela estava “sendo teimosa, inflexível ou, de qualquer forma, se excedendo nas reações”.

Habilidades como essas, observa Goleman, estão sendo introduzidas, cada vez mais, nas faculdades de administração – destacando-se a Weatherhead Reserve University, que preparou um curso completo para lecionar competências pessoais e emocionais.”

Extraído do Livro:

Lidando com Pessoas Difíceis
Série Gestão orientada para Resultados
Harvard Business School
Elsevier
Editora Campus

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PS:
Estou muito feliz pois o ProjetandoPessoas já está nos TOP 30 do 2o. Turno do Top Blog 2011!!!

Isso significa que de 1.247 blogs concorrentes , fiquei entre os 100 mais votados no 1o. Turno e que agora, desses 100 blogs finalistas, já estou entre os 30 mais votados no 2o. Turno!!!!

Preciso estar entre os 3 melhores classificados até 22/11 para conquistar o prêmio!
Será que consigo?
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