A drenagem do pântano

17 nov 2010

jacare

Essa semana recebi um email de uma amiga, que decidi extrair um trecho e postá-lo aqui, mesmo sem conhecer o autor….mas vale a pena…. pois diz assim:
Eu ouvi uma frase num Congresso de Tecnologia da Informação em Los Angeles, lá pelo final dos anos 70, a qual nunca mais esqueci.

A frase era assim:

“Se você tem um jacaré a lhe morder as pernas, a tendência natural é esquecer que seu objetivo principal era drenar o pântano”.

A metáfora é muito poderosa.
É claro que você, que recebeu a missão de drenar o pântano, ao entrar nele e ser mordido por um jacaré imediatamente esquecerá tudo e se focará em matar o desgraçado do jacaré.
Esse jacaré é o nosso dia-a-dia.
Esse jacaré representa o nosso agir sem planejar, sem parar para pensar, o famoso engatar uma coisa na outra.
Relembre o seu último dia de trabalho.
Dirigindo no trânsito, você fez os planos do dia, organizou a agenda, planejou o tempo a ser distribuído de acordo com suas prioridades.
Aproveitando o congestionamento, fez até uma lista usando uma folha do caderno que seu filho esqueceu no carro.
Acabou de estacionar e do seu lado um outro gerente diz: “Não se esqueça do relatório que você me prometeu para hoje!!”.
Pronto, o primeiro jacaré te pegou!!
Aí é vapt, vupt, paulada no jacaré, e você consegue chegar na sua sala.
Mal sentou, toca o telefone!
O chefe!!
“Você viu os resultados das vendas de ontem? Você tem que ir lá na filial falar com o supervisor!”.
Pronto. O segundo jacaré te pegou e esse tem uma boca…. que eu vou te falar…hum!!!!
De novo paulada para todo lado e você tenta voltar ao plano original, quando entra na sua sala um subordinado que acaba de receber uma proposta de outra empresa com 25% de aumento no fixo e 50% de aumento no variável.
Jacarezão de boca aberta, e esse é dos cascudos.
Senta, conversa, argumenta, discute, se emociona e a dor da mordida você já nem sente. Esta anestesiado.
Consegue adiar a decisão dele até você falar com o RH.
Você olha para a lista, aquela feita no caderno do seu filho, já são quase duas horas da tarde e você nem almoçou. Come uma barrinha de cereal e abre o e-mail.
Pulam dois jacarés filhotes, dessa vez querendo morder a sua mão.
Quarenta e sete e-mails!
Alguns com horário da madrugada. Hammm…..e você pensa que jacaré dorme?
Jacaré competente manda e-mail à 1h35 e ainda fala que vai trabalhar mais um pouco.
Ao fim do dia, exausto, faminto, sem ter conseguido tomar um único café, você olha a sua lista de prioridades e se sente um lixo!
O que é que eu fiz hoje?? ……..
Nem o primeiro item…..isso mesmo….NEM O PRIMEIRO ITEM!
E como sair dessa?

Trabalhando incansavelmente o conceito de prioridade.
As suas prioridades são aquelas relacionadas com suas metas, são as tarefas que somam valor, são as que são significativas e claramente percebidas pelos clientes.
Não confunda os conceitos de urgente e importante.
A urgência é temporal, tem a ver com a cronologia das coisas, e a importância tem a ver com contexto e conteúdo.
Trabalhe suas prioridades.
Essas sim reúnem o melhor da urgência e da importância, pois foram planejadas por você e de acordo com suas metas e objetivos.
Não se deixe iludir pelo fato de, hoje, você conseguir matar quatro, cinco ou seis jacarés por dia. Afinal de contas…..
………..Você é avaliado mesmo é pela drenagem do pântano!