A força do seu Network

25 ago 2015

Meus presentes de aniversário ao Projetando Pessoas chegam à todo momento.
A querida coach americana Rania Anderson me cedeu o direito de traduzir e publicar artigo postado em seu site www.thewaywomenwork.com .
Escolhi o tema Como conquistar uma sólida rede de Relacionamentos e a importância dessa rede.
Segue:

 Imagem Site thewaywomenwork
Imagem Site thewaywomenwork

“Homens e mulheres de sucesso possuem uma rede de relacionamento em 360o.

Você já pensou nisso?
Como está sua rede de relacionamento?

Eu vejo as pessoas dispendendo muito tempo em eventos de networking e convidando pessoas para um café-da-manhã ou almoço, mas essas pessoas não se preocupam em construir um tipo diversificado de rede que pode ajudá-las a serem mais bem sucedidas.
O grande erro é que elas passam o tempo todo com pessoas que já conhecem, com pessoas com as quais possuem afinidades, ou são do mesmo sexo e idade.

Para sermos bem sucedidos todos nós precisamos de uma rede diversificada e robusta, com todos os tipos de relacionamentos (Relacionamentos e não somente os contatos).

São cinco as maneiras que você precisa para estar em rede: UP (para cima), DOWN (para baixo) , ACROSS (para os lados) , IN (para dentro) e OUT (para fora).

UP (para cima):

A rede “UP” é sua rede de relacionamentos com pessoas mais velhas, experientes e influentes do que você é.
Essas pessoas podem se tornar seus mentores ou até mesmo serem futuros patrocinadores.
São as pessoas que podem abrir portas e fazer as apresentações e oportunidades disponíveis para você.
Essas pessoas irão defender você.
Se você é um empresário, por exemplo, essas são provavelmente as pessoas que abrirão portas para financiamentos, por exemplo.

Maneiras de conhecer essas pessoas :

No seu trabalho, em conferências ou eventos do seu segmento de negócio.

DOWN (para baixo):

A rede “DOWN” representa os seus relacionamentos com pessoas mais júnior do que você.
Essas pessoas também podem servir como mentores, só que reverso, ensinando sobre inovações.
Por uma questão geracional, elas geralmente têm acesso à diferentes tipos de informação, o que é uma fonte de aprendizado e feedback para você.

Maneiras de conhecer essas pessoas :

No seu trabalho, em universidades, em cafés , através de amigos e familiares ou em redes sociais.

ACROSS (para os lados/pares):

A rede “ACROSS” é composta de pessoas como você e seus colegas de trabalho, que atuam na mesma ou em diferentes áreas que você.
São os seus pares.
Essas são as pessoas que você trabalha regularmente.
Se você tem um forte relacionamento com eles, você vai ser capaz de pedir ajuda, estabelendo parcerias, dando e recebendo conselhos sobre as melhores maneiras de obter resultados dentro de sua organização.
Nossos pares normalmente são nossos “críticos” mais fortes e a falta de relacionamentos fortes com seus pares torna tudo muito mais difícil para se alcançar o sucesso.

Maneiras de conhecer essas pessoas :
Where you work, at universities, at coffee shops, through friends and family, or on social networks – See more at: http://thewaywomenwork.com/2015/07/do-you-have-a-360-network/#sthash.8K2yfEUq.dpuf

Aonde você trabalha.

IN (para dentro)

A rede “IN” é o seu relacionamento com as pessoas da indústria ou segmento de negócio em que você trabalha, incluindo os clientes.
Relações fortes com os clientes levam a oportunidades de desenvolvimento de negócios.
Relações com os seus clientes são fundamentais para compreender as suas necessidades, seus concorrentes e as vantagens competitivas do mercado.
Generalizando a falta de relacionamento com os seus clientes é uma fraqueza que observo em processos de coaching.
O resultado é um volume decrescente de novos negócios derivado de um entendimento mais restrito dos clientes e das necessidades do mercado, resultando menor receita e menos oportunidades.

Maneiras de conhecer essas pessoas :

UP

Em eventos individuais com os clientes, em conferências , em eventos sociais e da indústria em que atua.

OUT (para fora)

A rede “OUT” é estabelecida com pessoas que trabalham em campos completamente diferentes do seu.
É denominada “laço fraco”.

Essas pessoas podem ser seus parceiros ou prestadores de serviços, tais como os banqueiros , consultores financeiros , advogados ou pessoas de áreas de atuação completamente diferentes da sua.
Esta é a rede que a maioria das pessoas ignora ou decide que não vai perder tempo cultivando esses relacionamentos.
Grande erro.
Essas relações externas são as que mais ampliam nossas perspectivas e nos levam às idéias estratégicas e inovadoras.
São esses relacionamentos que muitas vezes nos levam às novas oportunidades.

Maneiras de conhecer essas pessoas :

Em sua comunidade, em eventos de outras indústrias , através de familiares, amigos e seus mentores.

A Força dos Laços Fracos:

Na década de 70, a socióloga americana Mark Granovetter publicou um artigo , intitulado A força dos laços fracos, reconhecido como uma das matérias de maior influência de sociologia já escritos.
Granovetter mostrou que as pessoas que conhecemos bem, e atuam nos mesmos círculos que nós, sabem o que nós já sabemos .
Em contrapartida , as pessoas que operam em círculos diferentes dos nossos, têm acesso à diferentes tipos de informações.
Laços fortes resultam em apoio, enquanto os laços fracos construem pontes para onde queremos ir.

Agora é a sua vez:

Avalie a força de sua rede em cada um desses cinco grupos de pessoas.

Você tem diversas relações fortes, em cada um desses grupos?

Com que periodicidade você está “alimentando” seus relacionamentos?

O que você precisa para conquistar novos relacionamentos?”

Artigo de Rania Anderson,
Fundadora e Presidente do The Way Women Work.
Palestrante internacional e autora. Maior especialista sobre o avanço profissional de mulheres de negócios nas economias emergentes. Coach de executivas . Foi executiva e investidora. Autora do Livro Undeterred : Os Seis Hábitos de Sucesso das Mulheres em economias emergentes.

Rania Anderson

Founder & President

International speaker and author. Foremost expert on the professional advancement of business women in emerging economies. Executive coach. Former corporate leader. Angel investor. Author of UNDETERRED: The Six Success Habits of Women in Emerging Economies.
– See more at: http://thewaywomenwork.com/2015/07/do-you-have-a-360-network/#sthash.8K2yfEUq.dpuf

rania