O líder deve ser alguém que se tem como um exemplo a ser seguido.
O líder deve ser inspiração para a equipe e deve estimular sempre a evolução das pessoas e a capacitação do seu time como um todo, levando o time a querer galgar sempre patamares de crescimento em termos de conhecimento e desempenho.
O líder deve conhecer cada integrante da sua equipe, deve gerenciar seus talentos e habilidades e deve incentivar as equipes a terem um desempenho superior, fomentando sempre uma cultura de alta performance.
O líder deve ser percebido como alguém em quem se pode confiar, justo, alinhado com a visão e os valores da organização e deve gerar em torno de si um ambiente em que a credibilidade e a clareza na comunicação sempre prevaleçam.
No momento atual as melhores competências de um líder são: mente aberta à criatividade e inovação, habilidade de gerar engajamento e espírito de equipe, flexibilidade para mudanças, segurança para o empoderamento das pessoas e condução das mudanças na atitude e rotina de trabalho colaborativo, avaliando e mitigando riscos, garantindo o alinhamento estratégico em prol dos resultados, através de time motivado.
O líder precisa se destacar por ser um ótimo planejador, deve ter agilidade para os ajustes de percurso, garantindo a sinergia das ações em prol das entregas mais importantes, provendo os necessários feedbacks, fazendo avaliações de desempenho assertivas e reconhecendo as atitudes que estão fazendo a diferença.
Um líder de sucesso deve estar aberto a evoluir sempre, ouvindo, acatando sugestões, opiniões e ideias.
Em recente trabalho em grupo aonde fiz parte, ouvi um considerável número de opiniões sobre o relacionamento líder-liderado e algumas opiniões foram muito marcantes:
– destacar tempo para Capacitação das pessoas;
– prover coaching;
– promover momentos de integração, na equipe e entre equipes;
– estimular através de atribuir desafios importantes;
– ter reuniões mais frequentes, ouvindo o time e cada um dos seus componentes. Conversar com a equipe e descobrir do que eles sentem falta é extremamente relevante para potencializar a união de esforços e a geração de resultados. Valorizar os distintos perfis das pessoas, levando a diferentes desempenhos em variadas funções e tarefas.
– atuar com equilíbrio emocional, com meritocracia ao elogiar bons desempenhos ou criticar erros, ao distribuir premiações, equilíbrio ao delegar tarefas, sem favorecer alguns.
E você líder, possui todas essas competências?
Se vê sendo reconhecido dessa forma por seu time?
Essa é a verdadeira Prova do Líder!