Como se Relacionar Melhor com as Pessoas

14 jan 2014

COMO_SE_RELACIONAR_MELHOR_COM_AS_PESSOAS_1380637884P

Desde criança muito pequena fui hiperativa.
Falava muito rápido e nunca tive paciência para ouvir, atropelava os diálogos.
Durante muitos anos minha mãe me olhava de cara feia, às vezes levava beliscões por baixo das mesas, para aprender a ser uma menina bem-educada e saber pausar uma conversa!

– Sandra Regina fale mais devargar! Ninguém entende o que você fala!

– Sandra Regina deixe as pessoas concluirem a conversa antes de falar junto!

Mais tarde, na vida profissional, várias vezes fui questionada se estava prestando atenção a determinada coisa, pois por ser multi-tarefa, passava a percepção de não estar concentrada na conversa, apresentação, ou reunião, e então eu precisava repetir tim-tim por tim-tim para demonstrar que tinha ouvido tudo, compreendido e já estava nas conclusões finais, mas tudo isso era sempre avaliado como impaciência minha…
E dá-lhe feedback!
Isso sempre foi ponto fraco em minhas avaliações passadas, ser muito rápida e acelerada, estar à frente, e precisar me concentrar no momento presente!

Precisei de alguns anos de muita força de vontade, amadurecimento e compreensão para entender que precisava me concentrar no outro, ouvir inteira, estar presente!
Encontrei essa realidade nos exercícios da PNL há alguns anos atrás e desde então exercito diariamente me doar ao outro, no HOJE!
(continuo sendo hiperativa e multi-tarefa, mas exercito as atividades e concentro as atenções! rssr)

E no Livro do Autor Beverly D Flaxington, Como se Relacionar Melhor com as Pessoas, da editora Sextante, selecionei um trecho que demonstra muito bem o segredo do sucesso, o estar presente na comunicação!

“Preste atenção na pessoa com quem você interage.
Quando ela falar com você, ouça de verdade.
Não deixe de prestar atenção porque está concentrando no que vai dizer em seguida.
Pare de interpretar.
Coloque de lado a necessidade de passar uma certa imagem quando está com ela.
Concentre-se em quem está diante de você, ou do outro lado da linha.
Observe quem essa pessoa está sendo.
Aprenda como ela é.
Provavelmente, não existe maneira mais eficaz de fortalecer nossos relacionamentos do que direcionar nossa energia emocional para nos concentrarmos no que o outro está dizendo e fazendo.
Em qualquer interação, aquele que aprendeu a reconhecer o próprio estilo e consegue reconhecer o estilo do outro sempre terá o poder de se comunicar de forma mais eficiente.”