A Competitividade é uma Competência… talvez você concorde com isso, talvez não !
A Competitividade é uma ferramenta muito poderosa para a carreira de um profissional porque faz com que esse indivíduo se desenvolva, mesmo que intuitivamente, em pelo menos 5 aspectos que ao longo da jornada o tornam excelente. E, essas características unidas, formam uma verdadeira mola propulsora no desenvolvimento deste profissional e, consequentemente, da carreira dele.
E que aspectos são esses?
1. Automotivação: a competitividade exige do profissional foco, presença, uma consciência maior do que ele realmente quer conquistar, ele está sempre se lembrando do que está por trás da conquista e isso se transforma em uma motivação extraordinária que ele utiliza para persistir, para superar obstáculos com alegria, de maneira incansável, seguindo sempre em frente, mesmo quando qualquer um pararia.
2. Ser Visionário: a competitividade expande a capacidade de identificar necessidades e tendências de mercado, ou seja, de expandir a consciência para as oportunidades, e aí o profissional desenvolve estratégias que expressam seus talentos, sua criatividade, sua capacidade de criar soluções para suprir estas necessidades com excelência.
3. Autosuperação: A competitividade está além dele se comparar com os outros, tem uma relação com o querer ser melhor que você mesmo, sempre buscando se desenvolver e utilizar a inteligência de maneira estratégica buscando, inclusive, nos próprios erros e no dos outros, o aprendizado, o como fazer diferente, o como fazer melhor em uma nova oportunidade e, constantemente, eliminar nas pessoas qualquer dúvida a respeito de sua capacidade.
4. Expertise: Um ambiente competitivo pode “criar” experts porque o profissional se envolve profundamente com aquele tema ou área de interesse e estuda pra se tornar cada vez melhor, se desenvolver, crescer, enfim para estar apto às conquistas que ele pretender ter e aos desafios que a empresa propuser.
5. Resultados Extraordinários: tanto para o profissional como para a empresa, a competitividade saudável nada mais é que uma negociação ganha-ganha. O profissional cresce e é reconhecido por isso e, por outro lado, a empresa tem pessoas motivadas e em busca de crescimento, de desenvolvimento, de alto desempenho.
Que tal experimentar a competitividade como algo positivo e despertar em você o seu melhor para acessar o seu Poder Pessoal e ser, entre outras coisas, Lider de Si Mesmo?
Acredite, uma pessoa com um Grande Porque se Permite ser alguém que não seria sem esse Grande Porque.
Sucesso!
Um artigo de Mara Pessanha como um Presente pelo 5o. Aniversário do Projetando Pessoas!
Mara Pessanha
Coach Palestrante Master Practitioner em PNL
Autora do Projeto Sua Vida Plena
Autora do Programa Mãe do Menino Adolescente