Comprometimento

18 jan 2016
Imagem: Google
Imagem: Google

Já falamos aqui sobre o poder da confiança numa equipe coesa, e da importância dos conflitos produtivos para gerar eficácia e motivação.
No contexto de uma equipe, o comprometimento é resultante de duas coisas: clareza e adesão.

As melhores equipes tomam decisões claras e oportunas para seguir em frente, e cada um de seus integrantes concorda com elas, até mesmo aqueles que votaram contra.
Eles saem das reuniões confiantes em que ninguém na equipe está em dúvida sobre o apoio que todos darão àquilo que foi acordado.

As duas maiores causas de falta de comprometimento são:

  • desejo de consenso
  • necessidade de certeza


Consenso:

Membros de grandes equipes entendem o perigo da busca pelo consenso e encontram maneiras de conseguir adesão mesmo quando a unanimidade é impossível.
Compreendem que seres humanos sensatos não precisam conseguir o que querem para apoiar uma decisão, mas sim saber que suas opiniões foram ouvidas e levadas em consideração.
Em grandes equipes, as ideias de todos são de fato analisadas, o que cria disposição para que os membros acatem qualquer decisão final que seja tomada pelo grupo. E, quando essa conclusão não é possível devido a algum impasse, o líder tem permissão de decidir.

Certeza:
Membros de grandes equipes também se orgulham de sua capacidade de acatar uma decisão e de se comprometer com planos de ação claros, mesmo quando há pouca certeza de que a decisão tomada seja a mais correta.
Eles também sabem que é melhor tomar uma decisão com coragem, mesmo sendo errada, do que ficar postergando indefinidamente.

Uma equipe que se compromete:
Gera clareza em relação a direção e prioridades
Alinha todo o grupo em torno de objetivos comuns
Desenvolve a capacidade de aprender através dos erros
Aproveita as oportunidades antes que os competidores façam isso
Segue em frente sem hesitação
Muda de direção sem hesitação ou culpa

Fonte: Os 5 Desafios das equipes
Autor: Patrick Lencioni
Editora Sextante