Dia do Humor – Parte I – As vantagens de se trabalhar num ambiente alegre

02 set 2013

Que dia é hoje??? Segunda-feira???
Como você amanheceu? Animado?
As imagens abaixo fazem você lembrar de alguém, ou isso nunca aconteceu com você, ou com nenhum conhecido seu?

Fonte: Google
Fonte: Google

Recebi diversas idéias de temas para tratar nesse novo ciclo de vida do Projetando Pessoas e o tema mais impactante sugerido engloba a mesma linha de pensamento – Humor, Felicidade, Alegria, Motivação, Orgulho na Relação de Trabalho.

Creio ser um diferencial que poucos conseguem de verdade…
Serem felizes na Carreira
Serem felizes no Trabalho
Serem felizes no Emprego

Mas há sempre uma forma de Estarmos Felizes, termos alegrias, sentirmos orgulho do que fazemos, termos de onde trabalhamos, do que nos move a acordar e ir trabalhar todos os dias!
Para isso convidei diversos amigos a meditarem e me contarem suas percepções a respeito do tema.

Letícia Loureiro, querida amiga, preparou um relato bem interessante sobre as vantagens de se trabalhar num ambiente alegre:

smile-projetando-pessoas
Fonte: Google

“A pessoa bem humorada pensa com o cérebro e sente com o coração.

Eu acredito que pessoas que trabalham alegres tem um melhor rendimento e me arisco a considerar o humor essencial para saúde de uma empresa.

O humor é uma demonstração de inteligência emocional, ele facilita a comunicação, pode evitar conflitos, aliviar a tensão e estresse do dia a dia.

Trabalhar em um local com uma seriedade excessiva, não agrada nem mesmo a mais quieta e introvertida das pessoas.

O ambiente com falta de ânimo crônico também pode afetar o rendimento dos empregados.

De acordo com a revista americana Forbes, algumas empresas já procuram funcionários com bom humor para melhorar o rendimento da equipe.

Por isso, a publicação listou dez razões para o humor ser valorizado no mercado de trabalho:

Confira:

1- As pessoas vão gostar de trabalhar com você.
Segundo a publicação, as pessoas querem trabalhar com quem gostam.
O trabalho não precisa ser uma marcha para a morte e, por isso, o humor é uma ótima maneira de fazer amigos e influenciar pessoas.
Porém, não se pode perder a mão na piada e acabar ofendendo alguém.

2- Humor espanta o estresse.
O bom humor consegue afastar o estresse do ambiente de trabalho.
Além disso, a risada faz com que aconteça uma mudança no emocional das pessoas, afirma a revista.

3- Humor humaniza.
O humor permite que os funcionários e chefes se unam e percebam que estão todos no ‘mesmo barco’, afirma a Forbes.

4- Humor deixa todos à vontade.
Segundo a revista, em uma ambiente com mais alegria, há mais liberdade para expor pensamentos, fazendo com que apareçam mais opções para a resolução dos problemas. O ambiente se torna mais leve.

5- Pensamento criativo.
O humor é ingrediente-chave para o pensamento criativo, afirma a publicação.
As pessoas se inspiram mais quando ficam mais relaxadas, e expandem seu poder criativo.

6- Confiança.
Para os consultores ouvidos pela publicação, o bom humor ajuda a construir a confiança entre pessoas, já que às vezes ele mostra a personalidade escondida atrás do profissional.

7 – Aumenta a moral.
O humor aumenta a moral das pessoas no ambiente de trabalho.
Com isso, ele não se sente em uma ambiente de trabalho opressor, afirma a revista.

8- Humor pode trazer destaque.
De acordo com a Forbes, o humor pode fazer com que o empregado se destaque na empresa.
Além disso, essa característica também ajuda nas relações empresariais e pode ajudar nas vendas, a conquistar e/ou fidelizar clientes.

9- Aumenta a produtividade.
O funcionário que cria uma atmosfera otimista e interativa na empresa faz com que a produtividade aumente. Com isso, o entusiasmo, a colaboração, o respeito e o ambiente como um todo irão melhorar.

10- Acessibilidade.
Pessoas com melhor humor são mais acessíveis.
Segundo a Forbes, tal característica passa transparência e percepão de honestidade aos funcionários.”

Fonte: Revista Exame, Forbes, Infomoney, Ponto RH