Dia do Humor – Parte II – Como tornar nosso ambiente de trabalho leve e divertido

03 set 2013

Pessoas leves e divertidas são sim produtivas, competentes e eficientes.

Engano quem pensa que somente os estressados, sérios e de cara feia conseguem atingir grandes resultados.

Em muitas culturas empresariais não há amadurecimento suficiente para se ter leveza, e se conquistar incríveis resultados, com técnica, com planejamento, com metodologia, com comunicação, com gestão!

Há empresas em que os colaboradores tem a marca tatuada no peito e se doam pela empresa, por amor, com garra e com determinação! E isso se conquistou com confiança, com respeito, com união, com reconhecimento, e acima de tudo, com leveza!

Há grandes marcas que se firmaram e têm histórias comoventes de conquistas através de Espírito Contagiante de Time, celebrando com risos, com 4braços e com festas cada vitória!

E Letícia Loureiro continua seu relato sobre o Dia do Humor em sua Parte II:

smile-projetando-pessoas
Foto: Google

“Se os colaboradores morrem de rir, então irão se matar de trabalhar”

Para melhorar o humor e trazer diversão ao ambiente de trabalho, tenho algumas sugestões:

– Criar um “playground”, uma sala de convivência (sala de jogos, TV, biblioteca, videos motivacionais,etc), trazendo momentos divertidos durante o dia, quando é permitido sair de suas tarefas e trocar idéias de forma descontraída.

-Dependendo da localização da empresa, oferecer uma academia de ginástica, uma sala de shiatsu, de pilatis, para ser compartilhada em horários entre jornadas de trabalho, mesmo que financiadas pelos próprios colaboradores é uma idéia mobilizadora.

– Oferecer locais de alimentação, com geladeira, micro-ondas, facilita a vida saudável de muitos profissionais.

– Comemorar vitórias dentro da empresa, grandes projetos, destaques importantes de resultados em time!

– Celebrar aniversariantes do Mês, tempo de empresa, com citações de elogios e mérito aos resultados individuais atingidos! Oferecer de presente aos colaboradores brindes de sua marca, livros motivacionais, palestras com coachers de forma a estimular o desenvolvimento profissional nessas datas.

– Reconhecimento e recompensa, reconhecer formalmente um trabalho executado, elogiar, valorizar, próximo ao fato, marcar vitórias e fatos positivos! Sempre demonstre quando alguém fez a diferença!

– Organizar grupo de pessoas que podem criar atividades divertidas – corrida e caminhada, times esportivos, canto coral, dança de salão, games, criando campeonatos multidepartamentais.

– Organizar grupos voluntários de atendimento a instituições carentes – asilos, orfanatos, hospitais, escolas.
Isso é revigorante, traz uma felicidade sem igual!

– Seja exemplo, quando o funcionário vê seu chefe sorrindo, ele tem mais disposição para sorrir e relaxar, muitas vezes a “cara feia” inibe.

– Designe um dia diferente da semana como o dia casual.

– Festeje datas especiais – decore seu ambiente de trabalho, sua mesa, com temas de festa junina, carnaval, Natal, aniversário!

– Adicione um quadro que seja apenas para quadrinhos humorísticos, citações, artigos e fotos.

– Incentive os funcionários a decorar seus locais de trabalho com decorações que deixem eles sempre relaxados. Estimule mesas de trabalho personalizadas.

– É legal também você criar quadros interativos no trabalho. Você coloca nas paredes ideias, diagramas, dados financeiros isolados e permite que os empregados façam sugestões e modificações. É como um brainstorm, só que mais duradouro.”

Todos precisam se sentir parte dos resultados!
Isso é primordial para o comprometimento de uma equipe vencedora e feliz!

Fonte: Revista Exame, Forbes, Infomoney, Ponto RH