Elogio

25 maio 2011

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Estudos recentes mostram que,

assim como dizer “Bom dia”,

os elogios podem fazer a diferença entre um ambiente de trabalho criativo e outro não.

Não tem quem não goste: de um elogio.

Hoje já se sabe que o efeito é transformador e muda o comportamento.

Algumas empresas já perceberam isso.

Uma pesquisa inglesa comprovou: nas empresas onde o elogio é incentivado, o ambiente de trabalho melhora e até a produção aumenta.

No Brasil, a idéia começa a ser discutida.

Uma frase curta tem poderes mágicos: “Bom dia”.

Os especialistas em recursos humanos dizem que o cumprimento não é só formalidade, mas o primeiro passo para um bom trabalho de equipe.

“Se é confortável, até sua produtividade fica mais evidente.

Você se sente confortável para ter idéias e levá-las às pessoas, porque você percebe que o ambiente é amistoso”, explica a consultora de recursos humanos Regina Gonçalves.

Estudos recentes mostram que, assim como o “Bom dia”, os elogios podem fazer a diferença entre um ambiente de trabalho criativo e outro não.

Uma pesquisa feita na Inglaterra mostrou que elogiar o esforço costuma dar melhores resultados do que enaltecer outras qualidades como a inteligência, a beleza ou a formação de uma pessoa.

Mas, para dar certo de verdade, o elogio precisa ser sincero e de preferência não vir da avaliação de uma pessoa só, no caso o chefe.

Bom é quando ele expressa a opinião do grupo.

“O elogio bem feito diz para a equipe o que o chefe ou aquela organização quer das pessoas.

Uma pessoa sem receber crítica ou sem receber elogio é uma pessoa sem rumo dentro da organização.

Ela não sabe se está fazendo o trabalho dela bem feito, não sabe se é aquilo que a empresa espera dela”, reforça Dimas Facioli, especialista em RH.

Estudantes de Franca, no interior de São Paulo, pintaram a cara e saíram às ruas para pedir que as pessoas elogiem mais.

Aonde chegam os alunos começam uma corrente de elogios.

O resultado é surpreendente.

A vendedora Ida Oliveira adorou: “Deixa a gente mais alegre”.

O motivo fica claro na hora, e a chefe admite: “No meu dia a dia eu costumo criticar mais, infelizmente”.

Uma dica para os chefes: critique em particular, elogie em público, mas sempre com critério.

Quando junto, o elogio é, antes de tudo, uma ferramenta a serviço de um bom líder.

“A pessoa se defende toda vez que é criticada.

Mas toda vez que é elogiada, ela vai zelar cada vez por aquilo para se mostrar melhor”, diz a psicóloga Andrea Richinho Cruz.

“O funcionário toma uma iniciativa na qual ele sabe que ele agiu, mas ele nem esperava tanto aquele elogio.

Aquela é a hora certa, principalmente quando ele está um pouco desmotivado, quando ele está meio triste.

Aí você o traz para você e elogia.

É igual a um casamento.

Você está longe da esposa há muito tempo, você vê que ela está triste e traz um elogio para ela ficar feliz e alegre.

Na empresa dá certo, sem sombra de dúvida”, compara o gerente de loja Rogério Peixoto.

Para os especialistas, o elogio nunca foi hábito na cultura empresarial brasileira.

Por isso, o reconhecimento pelo trabalho bem feito é tão difícil.

Reportagem da manhã do última dia 20/05/11 do Jornal Bom Dia Brasil da Rede Globo de TV.

Tenha um ótimo dia!