As principais razões para o fracasso de empreendedores e de outros profissionais costumam estar muito mais relacionadas às deficiências emocionais e comportamentais do profissional do que à falta das habilidades técnicas necessárias para as funções.
No entanto, parece que, pelo desejo das pessoas de serem pragmáticas e pela facilidade que elas têm de priorizar as questões técnicas, a importância das questões emocionais acaba sendo subvalorizada ou mesmo ignorada. às vezes até com certo preconceito.
No esporte, fica bastante claro até que ponto os aspectos emocionais são determinantes em momentos de decisão.
Quando um atleta cobra um pênalti, por exemplo, dependendo de seu estado emocional no momento, uma coisa simples como dar o chute – algo que ele pratica todos os dias – acaba se tornando um enorme desafio.
No ambiente corporativo acontece o mesmo.
Aspectos ligados ao campo emocional – como a dificuldade de trabalhar em equipe, a incapacidade de agir em momentos de pressão, a inabilidade do chefe em se relacionar com seus funcionários e vice-versa, a dificuldade de lidar com incertezas, em controlar a ansiedade, em liderar ou ser liderado e em superar frustrações – frequentemente transformam exímios profissionais, que dominam todas as suas tarefas do ponto de vista técnico, em membros irrelevantes da equipe, por não saberem gerenciar as emoções.
Para um empreendedor, saber lidar com desafios emocionais é ainda mais importante, já que ele é obrigado a circular em ambientes instáveis, com constantes mudanças de cenários econômico, concorrência, etc.
A incapacidade de lidar com essas instabilidades também pode, eventualmente, afetar seus funcionários, que talvez decidam abandoná-lo, passam a trabalhar com a concorrência ou quem sabe até o processem.
Há também os aspectos relacionados aos consumidores.
Seu produto ficará ultrapassado da noite para o dia, acarretando queda nas vendas e problemas em seu fluxo de caixa, que talvez já esteja apertado por conta dos juros que aumentaram para manter o seu capital de giro. E o banco já pode estar ameaçando cortar seu crédito…
Percebe como é fundamental saber lidar com as emoções?
Em meio a tantos desafios, muitos empreendedores se perdem, deixando de lado convicções importantes para que consigam virar o jogo. Ficam desestimulados, perdem a visão e têm até vontade de desistir. Esquecem que essas adversidades também fizeram parte da trajetória das pessoas que chegaram ao topo, que souberam lidar com os desafios e dar a volta por cima, destacando-se da multidão e subindo ao lugar mais alto do pódio. Muitas vezes, esses que são constantemente aplaudidos não são os que detêm o melhor conhecimento técnico.
Por trás de qualquer história de sucesso há uma história de coragem, determinação, superação, controle emocional, liderança e de um domínio técnico, que embora também seja muito importante, definitivamente não é tão relevante quanto o mercado avalia ser. Comportamento e mentalidade são os ingredientes que definem o destino de um profisisonal ou empreendedor. Quanto às questões técnicas, o que não falta são lugares para você aprendê-las.
Fonte: Livro Geração de Valor 2 – Plantando Sonhos, Colhendo Conquistas
Autor: Flávio Augusto da Silva
Editora Sextante