Mães que trabalham fora – identidade materna x profissional

07 maio 2014

maefilho (1)

“Ter um filho é uma experiência emocional tão avassaladora que recuamos para a versão mais segura , mais conservadora de nós mesmos, e para o tipo de papel paterno e materno que a maioria de nós conheceu por toda a vida.

Quando um filho chega somos fortemente arrastadas para nosso âmbito do familiar.

Cuidar de um recém nascido é um furacão que nos deixa sem fôlego, não nos permitindo tempo para reavaliar a personalidade.

Ainda assim isso exige uma mudança profunda na identidade, de filho ou filha, para pai ou mãe, mudança que muito subtamente o puxa de volta às profundezas da psique.

De fato, uma importante fonte de ansiedade com os papéis materno e paterno resulta de revisitar nossas próprias infâncias, e, portanto, nossas questões não resolvidas.

As mulheres são mais devotadas do que os homens quando se tornam mães, porque a maternidade é a pedra fundamental da identidade feminina.

Ainda assim, o papel que lhe é atribuido também é um conflito com o desejo de uma identidade profissional.

Uma vez que o trabalho agora integra a identidade feminina, muitas mulheres tiveram mães frustradas por não trabalhar, ou mães carreiristas que passaram pouco tempo com a familia.

E com isso, por terem tido cuidados maternos insuficientes, talvez reduzam ou renunciem o trabalho em suas vidas, enganosamente acreditando que voltar a ele significa privar seus filhos dela própria, como suas mães o fizeram.

Outras mães assumem o papel de profissionais frias, afastando-se emocionalmente das crianças, deixadas aos cuidados de alguém para evitar as lembranças dolorosas e a culpa.

Entretanto, não é o trabalho que priva as crianças ou as afasta de suas mães, e sim o temor que a mãe tem do afastamento que o trabalho gera, ou a intimidade e a responsabilidade que o papel materno autêntico requer, diluindo sua capacidade de corresponder às necessidades de seu filho.

As mulheres são determinadas, mas vivem em conflito; querem sucesso no mundo mais amplo e também a maternidade tradicional.”

Livro: Mães que Trabalham Fora – Segredos para Conciliar a vida profissional e familiar
Autora: Joan K. Peters
Editora: Mandarim

MAES_QUE_TRABALHAM_FORA_1351374094P