Frequento sempre o excelente espaço Papo de carreira, do prof Rafael Gonçalves – http://profrafaelgoncalves.blogspot.com, e um dentre muitos textos que admiro, pedi licença para compartilhar com vocês, preservando todos os direitos de autoria.
“Todos nós temos algo que nos diferencia uns dos outros, e que está além dos aspectos físicos.
Cada um desenvolve um conjunto de competências de maneira específica e em níveis distintos.
O resultado disso são características que demonstramos no dia a dia, e que formam a nossa imagem pessoal, percebida pelos outros seja no ambiente profissional ou na vida social. Você já refletiu sobre o que as pessoas pensam sobre você, ou, a que associam seu nome quando ele surge numa conversa nas redes de relacionamentos que você mantém?
E agora, com a interação cada vez mais ativa e necessária nas redes sociais, na internet, qual a imagem e características associadas a nossa Marca Pessoal, que estamos transmitindo aos nossos seguidores?
Desenvolver uma Marca Pessoal valiosa e que faça a diferença, não é tarefa das mais fáceis.
Por isso, para qualquer pessoa que deseje ser lembrada como uma referência em sua área profissional e em seus grupos sociais é imprescindível demonstrar algumas características fundamentais:
DIFERENCIAL – para fazer a diferença, tem que fazer diferente.
Demonstrar competências especiais que te destaquem da maioria das pessoas ou profissionais do seu ramo.
Mas, lembre-se: nunca busque ser “o melhor” e sim “ser melhor”, isso significa desenvolver ao máximo suas habilidades sem pensar em boicotar as outras pessoas.
CONFIANÇA – quando alguém deseja comprar qualquer produto ou serviço, o quesito confiança é decisivo.
Uma Marca Pessoal de sucesso é construída sob uma base sólida de confiança. Isso é o que garante que outras características como honestidade, legitimidade, qualidade e segurança estarão presentes em todas as suas atividades.
COERÊNCIA – ser craque em patinação artística não vai contribuir para que um Administrador de Empresas se torne uma referência em sua área de atuação.
Ou seja, as competências que vão destacar uma Marca Pessoal, devem ser coerentes com a atividade principal da carreira profissional.
CONSTÂNCIA – uma boa Marca Pessoal se define também pela constância com que é conduzida por um mesmo caminho.
As mudanças constantes de forma de trabalho, comportamento, estilo pessoal; fatalmente irão confundir aqueles que se interessam pela sua marca. É o caso de quem muda o tempo todo de área de atuação, e vai ter problemas em estabelecer uma imagem forte em alguma delas.
VISIBILIDADE – para entender a importância da visibilidade, pense que: quem não é visto, não é lembrado, e, portanto, não é comprado.
As pessoas precisam ver sua Marca Pessoal e percebê-la detalhadamente como você a construiu. Na internet, encontram-se grandes oportunidades de você ampliar a visibilidade de sua Marca. Participar de redes sociais profissionais, escrever artigos em blogs, compartilhar informações e debater em grupos de discussão é fundamental para ser visto e lembrado. Além disso, estabelecer contatos fora do ambiente virtual também é importantíssimo. Por isso, tente frequentar reuniões e eventos sociais ou profissionais.
Mas a grande dica que compartilho para você consolidar sua Marca Pessoal é:
Seja o melhor de você mesmo!
Não fuja de sua essência.
Encontre suas competências e as desenvolva ao máximo.
E acrescento o que para mim tem sido fundamental na faixa etária(> 50 anos) e de carreira(> 30 anos) que estou – seja resiliente, não perca seus sonhos e motivações, para ter sua marca criada, mantida, com alto valor, sempre!!!