Há líderes que são reconhecidos pelo talento para a liderança logo cedo em suas carreiras.
Sorte terem tido esse reconhecimento?
Outros amargam a dor de precisar trocar de empresa pois não tiveram seu potencial identificado, e a alegria de iniciar em empresas que avaliaram esse talento!
Quantos lideres potenciais passam suas carreiras inteiras em relativa obscuridade porque ninguém reconheceu sua capacidade de liderar e quantas empresas deixaram de reconhecer seus talentos?
Saiba que a GE quase deixou Jack Welch escapar.
Ele estava trabalhando como engenheiro na divisão de plásticos da GE quando um superior reconheceu o potencial para a liderança e lhe atribuiu um trabalho que exigia que ele aprendesse sobre marketing.
Welch assumiu as rédeas da situação sem nunca olhar para trás.
Ele sabia que tinha talento e era absolutamente motivado para o sucesso.
Por algum motivo ele não recebeu o cargo de liderança, então decidiu buscá-la em outra empresa.
Preparou sua carta de demissão e chegou a ter festa de despedida organizada para ele.
Mas uma pessoa em níveis mais altos da organização percebeu que a GE não tinha como se dar ao luxo de perder pessoas como Welch e convenceu o impaciente jovem executivo a permanecer na emrpesa e logo encontrou para ele o tipo de trabalho de que precisava.
Não é possível deixar a tarefa de encontrar líderes ao acaso ou em função de processos mecãnicos que criam a falsa confiança de que a empresa está desenvolvendo os líderes e os candidatos para a sucessão de que precisa.
Todas as empresas tem talentos para a liderança.
Para desenvolver excelentes líderes em todos os níveis, as empresas precisam, primeiramente, descobrir como encontrá-los.
Fonte:
Livro: O Lider criador de Lideres
Autor: Ram Charan
Editora Campus/Elsevier