No controle de sua carreira!

14 mar 2018

Pensando nas mulheres que se destacam em Ciências Tecnológicas: engenheiras, matemáticas, cientistas da computação, etc, temos alguns modelos que se destacam no mundo corporativo, em posições “tipicamente masculinas”.

Mary Barra – CEO da GM (57 anos, engenheira fez carreira na GM);

Mary Barra

Ursula Burns – CEO da Xerox (59 anos, primeira mulher CEO afro-americana a chefiar uma empresa Fortune 500 até 2016, aonde ficou no conselho até 2017);

Ursula Burns

Ginni Rometty – CEO da IBM (60 anos, atual CEO e conselheira da IBM, 1a mulher a ocupar essa posição);

Ginni Rometty

Marissa Mayer – CEO da Yahoo! – (cientista da computação, 43 anos)

Marissa Mayer

Lendo o Livro Estrada para o Sucesso – A ascensão de Mary Barra, a mulher à frente da General Motors.
Autora: Laura Colby
Editora Benvirá

Destaquei alguns conselhos de carreira dessa engenheira de sucesso:

“Sempre acreditei que a vida era muito curta para trabalhar para uma companhia ou estar em uma função que você não ama”

1 – Faça aquilo de que gosta. Você trabalhará nisso por muito tempo e, se gostar do que faz, terá resultados melhores;
2 – Faça seu trabalho direito. Mesmo que não esteja feliz com seu emprego atual, faça direito. Se você estiver trabalhando mais do que todo mundo, oportunidades aparecerão. Controle o que pode controlar, e se empenhe.
3 – Descubra seu próprio ponto de equilíbrio entre carreira e família. Descubra uma maneira de aproximar sua vida pessoal de sua vida profissional e faça escolhas. Mas entenda quais são essas escolhas.
4 – Seja honesta. Você será testada em algum momento, então faça a coisa certa, mesmo que seja difícil. Não dá para retroceder.
5 – Esteja no controle de sua carreira. Pesquise o que é necessário para ter o emprego que você quer – fale com as pessoas que têm aquele emprego para saber como é. Conte para seu chefe quais são suas ambições, para que ele ou ela possa lhe oferecer as oportunidades que surgirem.

Barra provou que é possível e fez questão de abrir caminho para que mais mulheres possam seguir os seus passos, fazendo da contratação, capacitação e promoção de mulheres uma prioridade.