O Cisne Negro de cada um

25 mar 2011

Selecionei esse Texto de CRISTIANE SEGATTO, repórter que escreve sobre Medicina na Revista Época, que comenta o filme Cisne Negro!

“Muita gente correu aos cinemas para conferir Cisne Negro desde que Natalie Portman ganhou o Oscar de melhor atriz.

cisnenegro

A festa de Hollywood é passado, mas a questão central despertada pelo filme continuará atualíssima por muito tempo.

É por isso que resolvi falar sobre ela na coluna de hoje. Saí do cinema completamente impactada pelo auge da loucura da bailarina obcecada pela perfeição.

Vou logo avisando: se você pretende assistir ao filme talvez seja melhor fugir deste texto.

Não vou resistir a comentar o fim, o meio, o começo – nessa ou em outra ordem.

Se já o assistiu ou não pretende encarar o turbilhão emocional provocado nos espectadores, siga em frente.

Depois me diga se entendi direito ou se delirei junto com a personagem brilhantemente interpretada por Natalie.

Nina é uma bailarina dedicada que se esforça além da conta para atingir a perfeição técnica.

Em uma das cenas, o diretor da companhia diz que ela é tecnicamente perfeita, mas incapaz de sentir.

Tinha técnica e nenhuma vida.

Outra bailarina, que Nina passa a enxergar como rival em seus delírios persecutórios, é o oposto: está longe de ser tecnicamente perfeita. Mas quando dança, sente.

O maior desafio de Nina é interpretar os dois cisnes – o branco e o negro – no clássico O Lago dos Cisnes.

Esse é também o pesadelo do diretor.

Nina é um primor como o cisne branco, mas não convence na pele do cisne negro.

O papel que a bailarina precisa desempenhar toma conta de sua vida.

O espectador assiste, aos sobressaltos, a transformação da moça doce, pura e inocente numa pessoa descontrolada, agressiva, ensandecida.

Cisne Negro não é uma fábula estapafúrdia.

Ele nos toca justamente porque é verossímil.

Ninguém precisa ser uma bailarina na competitiva batalha pelo melhor papel para despencar naquele abismo.

O filme é quase um aviso: “Ei, todos nós somos cisnes brancos e negros”.

A linha que separa os dois é tênue e fluida.

Nina não parece ser psicopata – aquele tipo de pessoa perversa, desprovida de culpa e capaz de passar por cima de qualquer ser humano para satisfazer os próprios interesses.

Para gente assim não existe cura. Só cadeia.

A bailarina me fez lembrar de quem sofre de algo mais frequente: o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Para muita gente, TOC é a doença de quem pratica atos repetitivos como checar sete vezes se a torneira está fechada antes de sair de casa.

Não é só isso.

O distúrbio tem diferentes nuances e gradientes.

No convívio social, pode passar despercebido.

Um colega de escola, de trabalho, um amigo querido, a mulher, o marido pode estar passando por isso agora mesmo sem que você se dê conta.

“O perfeccionismo é muito característico desse tipo de transtorno”, diz a psicóloga Patricia Vieira Spada, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Tudo tem que estar no lugar porque a pessoa não suporta lidar com as surpresas da vida.”

Como Nina, quem sofre desse transtorno de ansiedade tem preocupações excessivas, desconforto, medo, aflições, depressão.

A perfeição é um falso porto seguro.

Para não sentir, para não ter afeto, tudo precisa estar sob controle.

Ter afeto é lidar com a imprevisibilidade das relações humanas.

Ninguém sabe o que vem pela frente.

Não ter resposta é dolorido, mas é preciso saber suportar a dúvida.

O desfecho da história da bailarina é clássico.

Reprimida pela mãe e por ela mesma, perde o controle sobre a impulsividade.

Torna-se um bicho agressivo, psicótico, atormentado por alucinações.

“É importante conhecer o cisne negro que existe dentro de cada um de nós”, diz Patricia. “Perigoso é negá-lo.”

Precisamos nos conhecer, entrar em contato com nossa fragilidade.

“Beber desesperadamente como tantos jovens fazem é anestesia cerebral.

Embriagado, ninguém pode pensar.

Isso é investimento constante em cisne negro”, diz Patricia.

A decadência de Nina nos atinge em cheio.

Quem não almeja o sucesso?

Quem não batalha para chegar o mais próximo possível de um desempenho perfeito?

A partir de quando o perfeccionismo se torna patológico?

Segundo Patricia, ele é comum em pessoas que se sentem no centro do Universo.

O sujeito se acha tão importante, tão único, tão insubstituível que não aceita exercer – seja lá o que for – com exatidão.

Quantas pessoas você conhece que agem exatamente assim?

Essa característica pessoal mal administrada passa a ser um problema quando compromete o convívio social ou a saúde – física, mental ou emocional.

Nina alcançou aquilo que julgava ser a perfeição.

Mas não pôde receber o reconhecimento da platéia. “