O efeito das escolhas

21 maio 2013

Visitando o Gosto de Ler, encontrei um texto que merece ser compartilhado na íntegra, especialmente nessa semana!

abismo
Fonte: Google

“Ao determinar as diretrizes da empresa é preciso identificar quem fará com que o projeto saia do papel de forma eficaz e eficiente.
Boas ideias não administram uma empresa, um gestor sim.
O gestor acaba sendo responsável por todos os processos direta ou indiretamente, e a decisão final consequentemente.
A busca pelo ideal pode acabar prejudicando as metas estabelecidas.
Apesar de muito se falar em empreendorismo, é fundamental que o gestor esteja apto, a saber, como coordenar os processos, saber como funciona, como será a dinâmica aplicada, etc.
Pode não dominar todas as técnicas e conhecimentos, mas tem que ter a noção exata do que quer, como quer e para que quer, para que seja possível exigir resultados, mesmo sendo assessorado por pessoas competentes, é sua fiscalização que ditará o ritmo a ser adotado.
O grande conflito no que tange às decisões é que as coordenadas tem que ser precisas, está na racionalidade das decisões tomadas, tudo tem que ser muito bem “dosado” para evitar prejuízos futuros. Por mais acessível que seja o gestor, infelizmente nunca conseguirá satisfazer completamente todas as demandas internas, sempre haverá insatisfação em algum momento.
O que pode ser feito é minimizar através de uma abertura para que sejam expostos os pontos fracos e fortes da administração e dessa forma adaptando conforme possível a gestão.

Dornas et al…(2011):

A atividade de tomar decisões é crucial para as organizações.
Esta atividade acontece o tempo todo, em todos os níveis, e influencia diretamente a performance da organização.
A dificuldade em se ter a decisão perfeita é contemplada quando se discute as dificuldades encontradas no momento da decisão e a racionalidade das decisões.

A dimensão da gestão dependerá do poder que será delegado, porém não exime o gestor da tomada de decisão e de fazer cumprir os objetivos traçados.
Se não estiver apto a arcar com todas as atribuições pertinentes ao cargo, a decisão mais correta e nomear alguém para substituí-lo.
Não existe um perfil exato para administrar, porém características como liderança, e segurança no que diz respeito à decisões é imprescindível.

“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer.
O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro.
O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.”
(Peter Drucker).”

Autora:

Andréa de Carvalho Pereira, Administradora, graduada em 2001 pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Formanda em Biblioteconomia em 2007 pela mesma universidade. Nasceu em Rio Grande, RS, onde reside atualmente.
Trabalha com Consultoria na área de Qualidade de vida no trabalho, Gestão de Pessoas, ISO, Tecnologia da Informação (TI), assim como numa Biblioteca Setorial onde exerce as atividades de Organização de biblioteca, Processamento técnico, Treinamento de usuários, Referência, Treinamento de pessoal, Portal da Capes, Normalização, dentre outras habilidades.