Sim, você pode ganhar com um fracasso!!!
Diversas pessoas marcantes em nossa história, e exemplos de sucesso, foram traçados a partir de casos de fracasso:
- O Fracasso é um ótimo mestre!
- Thomas Edison fracassou milhares de vezes antes de inventar a lâmpada elétrica.
- Ele enxergava cada fracasso como uma experiência de aprendizado.
- “Eu não fracassei nenhuma vez. Aprendi 10 mil coisas que não funcionam.”
- O Fracasso fornece novas oportunidades!
- As duas primeiras companhias de Henry Ford foram à falência.
- Se tivessem alcançado o sucesso talvez ele jamais tentasse a companhia número 3, que foi quando lhe ocorreu a idéia de criar uma linha de montagem e ele se tornou um dos homens mais ricos de sus época.
- O Fracasso pode nos tornar mais fortes!
- Diana Nyad tinha 62 anos quando, em agosto de 2011, tentou nadar de Cuba até a Flórida, 166km. Infelizmente crises de asma a forçaram a desistir após nadar 97km. Notavelmente, ela fez uma nova tentativa menos de 2 meses depois, quando nadou 130km, mas sofreu picadas de águas-vivas e teve que ser retirada da água. Diana em 2012 tentou mais uma vez, chegando mais longe do que das vezes anteriores, mas foi obrigada a sair da água antes de completar sua jornada, devido à fortes rajadas de vento.
- Todos ficamos desmoralizados com o fracasso, mas dar a volta por cima e aprender com a experiência sempre nos deixará mais fortes e com maiores chances de sucesso no futuro.
- Alguns fracassos também são sucessos!
- Como se sente o segundo lugar do concurso Miss Universo? Fica orgulhosa por ter representado seu País tão bem, ou fica arrasada por ter chegado tão perto da vitória?
- Muitos fracassos de certa forma também são sucessos, só que tendemos a focar mais nos aspectos da derrota em detrimento de reconhecer de que formas fomos bem sucedidos apesar do fracasso no final!
- O Fracasso torna o sucesso mais significativo!
- Oscar Pistorius é um atleta profissional da África do Sul que disputou em 2011 as provas de 400m no Campeonato da Coréia do Sul.Contudo, ao contrário dos outros corredores na pista, ele não tem as pernas, que foram amputadas quando ainda era criança. Correndo com próteses de metal, ele se tornou o primeiro atleta deficiente a competir com atletas não deficientes. Para Pistorius, simplesmente estar na pista já era um triunfo! (infelizmente esse atleta depois foi detido em 2013 sob a acusação de matar a namorada…)
- Estudos demonstram que quanto mais nos esforçamos, passamos por fracassos e superamos desafios, nossa vitória traz mais sentido, alegria e satisfação quando enfim alcançamos o sucesso.
- Quanto mais falhamos maior será o impacto do sucesso final no humor, na auto-estima e na confiança.
- O Sucesso nem sempre é necessário!
- Muitos dos benefícios que esperamos colher quando perseguimos nossas metas não dependem necessariamente de nossa capacidade de alcançá-las. Na maioria das situações apresentar um progresso regular rumo aos nossos objetivos contribui mais para a nossa felicidade estável e para a nossa autorrealização do que realmente alcançá-los.A satisfação, o entusiasmo, a sensação do orgulho e de realização pessoal que sentimos ao nos aproximarmos de nossa meta se combinam para criar uma mescla inebriante de satisfação e alegria que faz milagres por nossa motivação, nosso humor e bem estar psicológico.
Fonte: Livro Como Curar suas feridas emocionais
Autor: Guy Winch, Ph. D
Editora Sextante