Estou lendo um livro corporativo muito, mas muito interessante.
Como eu me conheço e sei que vou ler e reler cada um dos casos relatados por essa mestra de Harvard, resolvi antecipar e compartilhar com vocês um trecho do livro:
Com e sem você:
“Você deve se perguntar:
Como seria o mundo sem minha empresa?
e também
Como seria minha empresa sem um estrategista?
E se ninguém em sua companhia servir para esse trabalho?
E se ninguém pesar as opções e escolher o que seu negócio será e para quem ele fará a diferença?
E se ninguém construir um sistema de vantagens que permita fazer algo específico particularmente bem?
E se ninguém mantiver os olhos vigilantes no horizonte, zelar pela empresa, conservá-la vibrante e em evolução?
Eu conheço essas empresas.
E você também.
Elas estão espalhadas pelo mundo todo.
São as empresas sem brilho que parecem estar à espera de que algo aconteça.
Aquelas em que as pessoas trabalham loucamente, mas não fazem progresso.
Aquelas que caminham penosamente, mas nunca são capazes de provocar uma onda.
As que não são coerentes, ou que trabalham contra si próprias, minando uma parte do negócio com o que estão fazendo em outra parte.
Não são o tipo de empresa em que a maioria de nós gostaria de trabalhar ou com que faríamos negócios.
São empresas sem diferencial.
Felizmente, muitos dos líderes empresariais com quem tenho trabalhado chegam para abraçar o trabalho do estrategista com seriedade e entusiasmo.
Eles gostam da inspiração que sentem sobre o que fazem e por que fazem a diferença.
Gostam da sensação de que o mundo seria diferente sem eles.
Como líder, se você ignorar ou subestimar seu papel crucial como estrategista, vai permitir que falte algo essencial para sua empresa.
Se responder bem às questões da estratégia, vai ajudar sua empresa a vencer.
e responder mal, ou não responder, vai deixá-la à deriva e vulnerável.
Articular uma estratégia viva é um esforço humano no sentido mais profundo do termo.
Manter todas as partes de uma empresa em equilíbrio enquanto a conduz adiante é extraordinariamente difícil.
Por outro lado, são esses desafios que tornam os triunfos tão gratificantes.
Fonte: Livro O estrategista, seja o líder de que sua empresa precisa
Autor: Cynthia A. Montgomery
Editora Sextante