O papel da liderança no gerenciamento de crise

29 jul 2014

unnamed

O Boa Chance de o Globo desse Domingo dia 27/7/2014, mencionou o livro de John Baldoni, da Editora Sextante, 101 Dicas Práticas de Liderança.

Já mencionei aqui esse livro no artigo  http://www.projetandopessoas.com.br/lideres-resilientes/, e estava com ele na cabeceira quando pude ler com atenção a entrevista que o autor deu ao Jornal.

O Líder deve ser visto, ouvido e estar lá!

É o título da matéria do jornal!

Estar presente!

Ser participativo!

Ser marcante!

Estar disponível!

E não é somente nas celebrações, nos bons momentos…

O líder faz a diferença quando tudo sai errado….

Diante de uma crise, o lider deve:

Ser visto: é aí que se vê quando o líder está à altura do desafio. Ele precisa estar perto não somente da alta gerência, quanto dos funcionários, para ser merecedor do seu cargo, fazendo parte das soluções, dos problemas, das crises, e dos resultados!

Ser ouvido: Os lideres precisam comunicar o que se passa em suas cabeças, por meio de palavras e atitudes. Não pode deixar vácuo.

Estar presente: Precisa fazer parte da ação, envolver-se ativamente no processo de enfrentar a crise ou reerguer a equipe ou a empresa no processo de turbulência.

unnamed (1)