A Modelagem centrada em Princípios de um comportamento confiável inspira confiança sem “dizê-lo”.
Descobrir caminhos impõe ordem sem exigi-la.
O alinhamento alimenta tanto a visão quanto o fortalecimento, sem alardeá-los.
O fortalecimento é o fruto dos outros três.
É o resultado natural da confiabilidade pessoal e organizacional, que permite às pessoas identificarem e liberarem seu potencial humano.
Em outras palavras, o fortalecimento determina o auto-controle, o auto-gerenciamento e a auto-organização.
Se este comissionamento tem lugar não apenas na descoberta de caminhos organizacionais, mas nos níveis de equipe, projeto, tarefa ou cargo, onde as necessidades básicas das pessoas e da organização se sobrepõem, então ele despertará a paixão,a energia e o impulso, em resumo, a voz.
A paixão é o fogo, o entusiasmo e a coragem que a pessoa sente quando faz algo que gosta ao tempo em que concretiza objetivos de valor, algo que satisfaz suas necessidades mais profundas.
É preciso lembrar, repito, que nas raízes da palavra entusiasmo está o conceito de “Deus dentro de ti”.
O fortalecimento é exatamente a mesma coisa, só que no contexto organizacional de empregados trabalhando no que gostam de tal forma que atenda às suas necessidades mais profundas e às necessidades essenciais da organização.
Suas vozes se misturam.
O que desperta nossa paixão mais profunda?
E se tivéssemos um emprego que despertasse nossa paixão e no qual os líderes fossem nossos servidores – onde eles existissem para nos auxiliar, pessoal ou sistematicamente, a realizar nossas funções?
E se as estruturas e sistemas nos desse apoio, ajuda e estivessem voltados a capacitar, identificar e liberar nosso potencial?
E se nossos esforços fossem continuamente reconhecidos e recompensados e, mais importante, sentíssemos a satisfação intrínseca de contribuir significativamente com uma causa que achamos merecedora de nossa total dedicação?
– os resultados da empresa!
Stephen R.Covey
O 8o. Hábito – Da Eficácia à Grandeza