Pare de se sabotar no Trabalho

22 maio 2013

bestseller_pare_sabotar_trabalho

Nos meus mais de 30 anos de vida profissional, o que venho constatando de minhas observações é que o principal motivo de insucesso profissional, é o que podemos chamar de auto-sabotagem profissional!

Muito se responsabiliza os gestores na condução de seus times aos melhores resultados, através de técnicas de motivação, através de melhores práticas de feedbacks, e a cada dia são implantados mais metodologias de e-learnings, formas de capacitação, cascade de conhecimento, disponibilização de informação corporativa através de modernos repositórios, novos processos, procedimentos, tudo está ao alcance de todos os que estiverem….
interessados!
disponiveis!
sedentos de saber!
querendo aprender!
a fim de crescer!
acreditando que vão se desenvolver!
apostando que vão evoluir na carreira!

Mas temos muitos talentos desperdiçados em um jogo de má gestão de seus tempos, perdidos em um mundo de muitas informações e opções que não os levam às melhores decisões rumo ao seu futuro profissional.
Há muita insatisfação com o que se tem?
Os profissionais de hoje não valorizam mais os empregos que tem?
O que se busca?
O que os motiva?
Porque os feedbacks não são ouvidos?
Porque não se aposta no futuro de cada um?
É uma questão geracional?

Porque todos esperam que as empresas solucionem seus problemas ou que seus gestores “os garantam”, quando a solução está em cada um, em suas escolhas?
Muitos são os fatores que prejudicam a carreira de um profissional, mas auto sabotagem é uma grande inimiga do sucesso de qualquer profissional.

A auto sabotagem é silenciosa, é imperceptível, e é extremamente prejudicial!

E como a auto sabotagem se manisfesta?
Na forma de preguiça, de procrastinação, de não cumprir seus horários, seus compromissos, seus cronogramas.
Na sua postura profissional, na sua atitude, no seu desânimo, na sua falta de vontade, falta de coragem e que transparece a todos, por falta de reação, por conformismo!

Sabe aquela pessoa que tem um projeto há anos mas nunca tira da gaveta?
Pessoas que nunca terminam algo que começam?
Pessoas que tentam várias vezes conseguir um determinado resultado e não conseguem?

Como fazer para acordá-las?

A auto-sabotagem faz as pessoas arriscarem seus nomes, sua reputação profissional, seus empregos, a sua carreira!

Se você acha que está se dando bem, “enrolando seu chefe”, queimando suas horas profissionais nas redes sociais, procrastinando suas tarefas, deixando para amanhã o que pode fazer hoje, saiba que você pode estar dando um tiro no seu próprio pé, e comprometendo o seu futuro.

Separei um trecho de um artigo de Pollyanna Melo, www.administradores.com.br, de 16 de outubro de 2008 que fala sobre Auto-sabotagem profissional:

“Para não ter seu potencial jogado fora, alguns ajustes se fazem necessários e é possível começar não tropeçando nas próprias pernas e evitando uma série de posturas que só tendem a atrapalhar a sua carreira, como: procrastinar; inventar desculpas; assumir posturas defensivas; não ouvir; perder tempo; não conseguir delegar tarefas; ter medo de fazer ou receber avaliações de desempenho e considerar-se indispensável.

Se você age de alguma dessas formas, está limitando seu próprio sucesso. É importante estarmos sempre atentos às atitudes tomadas durante o trabalho para não sermos julgados por erros que podem ser ajustados.

O psiquiatra Mark Goulston, escreveu um livro sobre como evitar e superar condutas de auto-sabotagem que podem deixar qualquer pessoa frustrada e insegura, prejudicando sua carreira. Em Pare de se sabotar no trabalho é possível encontrar o ponto de equilíbrio para o leitor deixar de ser seu pior inimigo e começar a trabalhar para atingir o sucesso tão almejado. ”

Se você tem esse comportamento, por favor, ACORDE!!!!