Transcrevendo artigo de autoria de Jael Coaracy, no excelente site www.vaidarcerto.com.br
“Se depois de estar com certas pessoas, você se sente sem energia e desgastado(a), cuidado. Pessoas tóxicas não apoiam seus planos de vida e não se importam com que o faz feliz. Sugam energia e atacam sua autoestima. O melhor a fazer é se afastar desses tipos.
Examine sua vida
Pode ser que você esteja cercado(a) de pessoas que constantemente criticam seu modo de agir, o sufoquem com suas carências e necessidades, critiquem seus pontos de vista , aproveitando qualquer oportunidade para atacar sua autoestima.
Essas pessoas têm a mira apontada para a sua vulnerabilidade. Podem agir sutilmente, disfarçando suas estratégias de ataque. Ou, se colocam ostensivamente, agredindo o outro com palavras e atos.
O confronto necessário
O medo pode impedir que você se confronte com pessoas tóxicas, quando essas fazem parte da sua família, ou participam diretamente da sua vida.
Quem sente necessidade imensa de aprovação e aceitação das outras pessoas também pode ficar prisioneiro de pessoas tóxicas, por não conseguir cortar vínculos, mesmo quando esses fazem mal a si mesmo.
Reconhecendo pessoas tóxicas
Em geral, são indivíduos que fazem com que você se sinta errado(a) , despertando sentimentos de culpa e fazendo com que seus desejos e decisões pareçam falhos e inadequados.
Identificando pessoas tóxicas. Vamos ver, a seguir, algumas características que ajudam a identificar pessoas tóxicas:
– Gosto pela intriga
Esse tipo não gosta de ver as pessoas a sua volta se dando bem entre si. Sua necessidade doentia de ser o centro das atenções, faz com que lance mão da fofoca e da mentira para causar constrangimentos ao outro. Não suporta ver a harmonia entre os que estão a sua volta. Por isso, se tornam perigosas e podem caluniar a difamar sem a menor culpa.
– Exigentes e cobradores
São pessoas que não aceitam a idéia de que cada um tem direito a escolher como quer viver sua vida. Quando estão na posição de autoridade, perseguem os que não pensam como elas. Punem o outro emocionalmente quando não são atendidos em suas exigências e cobram o tempo todo. A convivência com esse tipo faz com que você se sinta eternamente culpado e em dívida.
– Carentes
Essas pessoas acham que você tem que atender suas necessidades infindáveis de amor e de atenção. Estão sempre em busca de conselhos, apoio, informação, ou o que quer que os fará sentir melhor naquele momento. São sugadores de atenção e só se interessam em falar sobre si mesmos. Costumam alugar os ouvidos e falar ininterruptamente, despejando em você seu lixo emocional. Esse tipo costuma se colocar como coitadinho. O carente sugador é um dos tipos mais exaustivos de pessoas tóxicas.
– O acusador
Essas pessoas culpam os outros por seus fracassos. Nunca se responsabilizam pelo que lhes acontece. Ao contrário, estão sempre acusando e apontando o dedo para o que você fez e não devia ter feito. Ou, ao contrário, acusando-o do que você não fez e deveria ter feito.
– O egocêntrico
Esse tipo de pessoa costuma ter carisma e fazer sucesso socialmente. Na intimidade, só se preocupa com seu bem estar. Quando algo o contraria, ou não atende aos seus desejos, reage agressivamente. O egocêntrico acha que o mundo deve funcionar para atendê-lo.
– O crítico feroz
Esse tipo se acha superior e dono da verdade. São pessoas prontas para fazer com que você se sinta culpado por tudo o que não corre exatamente como o previsto. Estão constantemente apontando suas falhas, e zombam da suas dificuldades sem se importar com seus sentimentos. Costumam ser desgastantes e usam a conversação como um rinque de luta com o objetivo de derrubar você a fim de se sentirem vitoriosas.
Estabelecer e manter relacionamentos saudáveis é uma construção que demanda investimento de energia. Dar e receber é um dos princípios fundamentais das relações gratificantes.
Portanto, escolha suas companhia cuidadosamente. E lembre-se que os relacionamentos que mantém com outros, refletem o seu relacionamento com você.”