Projetando um ambiente de trabalho descolado!

11 set 2013

Sonhar é permitido e sempre sonhei muito e bem alto!

Outro dia sonhei que tinha aberto a empresa Projetando Pessoas e comecei a rir sozinha, pensando nos detalhes de se um dia, isso vier a ocorrer!

Imagino que, quando me aposentar, vá criar um “home-office” para trabalhar no Site.

Mas imaginar uma empresa, um escritório, uma sala, foi mesmo um delírio de consumo!

Mas como sonhar acordado é permitido, comecei a idealizar o que seria se um dia pudesse montar um escritório para a Empresa Projetando Pessoas.

Pensei em cada requinte de detalhes de escolha de equipe, de projeto arquitetônico das salas, de um ambiente descolado, agradável, leve, alegre, criativo.

Pesquisando sobre empresas que criaram escritórios motivadores, encontrei uma excelente matéria de O Globo, do caderno Ela, que já tinha lido na época de sua publicação em julho/13.

Descreve a composição do novo escritório da Empresa Reserva, marca que imprime a genialidade do bom humor criativo em sua griffe masculina!

E por concordar com a causa, por ter adorado cada idéia, compartilho a matéria, transcrevendo na íntegra a matéria, parabenizando a jornalista Suzane Aché pela matéria, os empresários da Reserva que não exitaram em ousar, e aos arquitetos que projetaram esse ambiente que por si só, já descreve o DNA da marca!
“Conheça o novo escritório da grife carioca Reserva
Galpão em São Cristóvão conta com mesa de totó, bateria e um saco de pancada

Suzete Aché

Publicado: 20/07/13 no caderno Ela de O Globo

Reservajpg

Na parede da recepção está a “alma da Reserva”: frases que traduzem seus conceitos Foto: Marcelo Omena/Divulgação / Agência O Globo
Na parede da recepção está a “alma da Reserva”: frases que traduzem seus conceitos Marcelo Omena/Divulgação / Agência O Globo

RIO — Como dizia Chacrinha, quem não se comunica se trumbica. A frase e o conceito estão presentes no novo escritório do grupo Reserva, dos sócios Rony Meisler, Fernando Sigal, Jayme Nigri e José Alberto Silva, projetado num espaço de 2 mil m2 em São Cristóvão.
Anteriormente o galpão de uma gráfica, o espaço foi remodelado para acomodar os 300 funcionários em 29 setores.
Esqueçam, no entanto, a ideia de baias brancas e sem graça.
O escritório paulista Superlimão, escolhido para “dar um trato” na área, caprichou no projeto, vencendo o prazo apertado e o desafio de iluminar e adequar os ambientes, optando por um forro de estrutura metálica e por cores que seguissem as tonalidades mais fortes da marca.
Segundo Thiago Rodrigues, um dos sócios do escritório de arquitetura, a ideia é contaminar as pessoas com o conceito da empresa.
— Ele vai além do ato de apenas vender roupa. Vende a informalidade e dissemina ideias.
Procuramos seguir os valores da Reserva e criar um espaço que deixasse todos os funcionários bem à vontade — diz.
E bota à vontade nisso.
O escritório, que lembra o clima das empresas do Vale do Silício, surpreende não só pelo colorido onde predominam o vermelho e o amarelo.
Uma divertida mesa de totó fica à disposição da equipe assim como uma bateria (!) e um saco de pancada (!).
O fato de ter mais mulheres do que homens trabalhando no escritório não influenciou o cotê masculino da hora do recreio.
Sendo uma grife masculina, acabaram puxando mais a sardinha para o lado deles.
Mas as mulheres, conforme apurado, estão aproveitando muito os aparelhos.
Uma biblioteca também vem sendo montada: os empregados são estimulados a levar e trazer livros e revistas.
Rony Meisler, dono da marca que tem seis anos, 30 lojas, portal de e-commerce e vende em 1.200 pontos, explica que quis transformar a sede, que também é o centro de distribuição dos produtos, em um lugar em que todos se sentissem felizes.
— Queria que a infraestrutura fosse bacana, que meus funcionários tivessem orgulho de trabalhar aqui.
Acho que o playground é ótimo, onde todo mundo se encontra, onde está a cozinha-bar, os sofás e as poltronas.
Temos também um espaço de exposições, e todo mês fazemos uma mostra diferente — conta ele, explicando que o projeto acabou sendo feito a seis mãos — Escolhemos o Superlimão porque gosto muito da estética deles. Houve uma grande empatia entre nós. E fizemos parceria também com a LZ Studio, que forneceu o mobiliário.
Mas é a parte de comunicação que mais diverte.
Nas portas e paredes as frases provocam risos.
Adriana Omena, coordenadora de comunicação da Reserva, diz que eles são muito “engraçadinhos.”
— Todos somos leves, irreverentes, amigos, e as frases traduzem nosso espírito.
Na área comercial escrevemos “Faca na caveira”; na porta dos chefes, “Os reis da cocada preta”; no marketing, “Transformando limão em limonada” .
E a recepção é a alma da marca, onde todos os conceitos estão expostos na parede.
É o nosso DNA — completa.

Leia mais sobre esse assunto em http://ela.oglobo.globo.com/moda/conheca-novo-escritorio-da-grife-carioca-reserva-9109367#ixzz2eA2NOe2M
Copyright © 2013 O Globo S.A.”