Ao se tornar um novo gestor, você passa a ter que encarar os seguintes desafios:
- Passar de colega a líder
- Chegar de outra organização e assumir uma equipe já formada
- Formar uma nova equipe do zero
- Receber novos membros em seu time
Sendo gestor, você deverá sempre estar atento às seguintes competências em cada componente da sua equipe:
- Dificuldade de administração de tempo
- Desenvolvimento de comunicação interpessoal
- Aprendizado de organização
- Capacidade de resolução de problemas
Outro importante diferencial de um gestor é saber:
- Atuar para maximizar a produtividade da equipe
- Melhorar a qualidade do trabalho gerado por seu time
- Motivar colaboradores para que possam realizar esforços-extras, quando necessário
- Inspirar trabalho criativo
- Ter segurança para trabalhar com funcionários que saibam mais do que você, em alguns aspectos do trabalho
No comportamental, um líder precisa estar atento:
- Para ajuste de conduta de um recurso de seu time
- Na atuação na gestão de conflitos entre membros de sua equipe
- Para auxiliar, sempre que pertinente, quando um funcionário está com problemas pessoais
Um gestor também precisa:
- Engajar todos os seus recursos, incluindo as estrelas do time
- Saber reter seus melhores talentos
- Atuar na minimização de impacto quando da perda de recursos-chave no time
- Formar sucessores
E quando as variáveis de gestão não estão sob o controle do líder, e sim são decorrentes de cenários externos, o líder precisa:
- Gerenciar mudanças
- Trabalhar com recursos limitados (humanos e financeiros)
- Contornar obstáculos tais como distâncias geográficas
- Quebrar barreiras entre times, gerenciando pessoas interdependentes
- Gerenciar pessoas de diferentes culturas e idiomas
E acima de tudo um gestor deve:
- Fomentar a motivação e a integração de seu time
- E se manter forte e semrpe altamente motivado!
Fonte:
Livro: Os 27 desafios que todo chefe deve enfrentar
Autor: Bruce Tulgan
Editora Sextante