Quem é você nas redes sociais?

09 fev 2018

Você possui uma clara visão do que você projeta a seu respeito nas redes sociais?

A forma como você é percebido, através do que você publica nas redes sociais, traduz quem você é?
Sua imagem pública através do Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e outras mídias sociais retrata sua personalidade, seus valores, seus hábitos de vida da forma mais íntegra ou transparente possível?
Você transmite sua essência através das suas páginas ans mídias sociais?
E entre si, guardadas as características de cada mídia social, vocè preserva a coerência entre o que divulga?
Você respeita as características de cada mídia social, ou se divulga profissionalmente no facebook e apresenta fotos ou artigos com opiniões não profissionais no Linkedin?

Se eu não o conheço pessoalmente, apenas virtualmente eu tenho instrumentos para conhecer a sua essência através das páginas na internet ou o que vejo é um avatar de você, com a persona que você quer se apresentar?

Não é preciso comentar que as páginas na internet tem seus propósitos e um deles é divulgar a aus marca pessoal.
Hoje em dia se você vai contratar um profissional, um prestador de serviços, um médico, dentista, fisioterapeuta, advogado, um coach, um palestrante, ou qualquer profissional de diferentes categorias, você dá um google no nome do profissional, no CPF, no CRM e você adquire uma enorme gama de informações, de ações na justiça, acidentes de carro, participação de manifestações político sociais, bem como presença em churrascos, blocos de carnaval, partidas de futebol, campeonatos esportivos, e através de uma simples consulta você traça um diagnóstico do perfil da pessoa e do profissional.

As imagens e matérias nas redes sociais fala de comportamento, de ética, de formação profissional, de opiniões, gostos, questões sentimentais,etc.
Eu sou absolutamente a favor de autenticidade – as pessoas se divertem, vão à praia, dançam, viajam, tem vida!
E ser feliz ou erudito nas mídias sociais, desde que com autenticidade sobre quem você é de verdade, e utilizando adequadamente cada uma das redes sociais é lícito e atual.

A revista Exame em um dos seus artigos fala de John Suler, professor da Universidade de Rider, em Nova Jersey, que apelidou de “efeito da desinibição online”, a impressão de que estar atrás de uma tela significa o anonimato. E que essa ” falsa proteção aumenta a vontade de se expressar e instiga a agressividade”.
Tudo o que você publica pode ser lido hoje, amanhã ou adqui há 1 ano, e conta muito de você – de bom humor, com raiva, revolta, solitário, etc.

Eu hoje por exemplo, estranho quando um excelente profissional não possui seu perfil no Linkedin – não é antenado? não é moderno? não quer expor sua formação ou experiência? tem algo a esconder?
Quando vou a algum congersso, workshop, ou etrei alguma apresentação, reunião , eu sempre consulto a página linkedin dos profissionais envolvdios, para conhecer melhor meus interlocutores.

Os RHs das empresas, os gestores que vão entrevistas candidatos a vagas também.
Por exemplo, seu perfil Linkedin está aderente ao seu perfil no vagas.com, e ao CV apresentado para a posição?
A CareerBuilder, site americano de recrutamento, obteve a estatística de que 51% dos 2.138 empregadores entrevistados desistiram de contratar um candidato após verificar suas postagens.
Seus colegas, seu chefe direto, seus diretores também são cada vez mais assíduos em todas as mídias e observam seu comportamento on-line.
Isso sem falar que existem as pessoas “do mal”, com intenções de prejudicar e que estão só observando o seu sucesso, as suas conquistas!

Por isso tenha sempre em mente que você deve estar atento aos seguintes pontos importantes:
-Avalie a privacidade que aplica em seus posts
-Pense que ao postar uma matéria, você perde o controle do seu alcance, por isso, pense bem.
-Sua imagem é de ostentação ou é real?
-Você é crítico, polêmico, reclamão, indignado e agressivo em suas publicações? Na medida certa? Você sustenta essas posições cara-a-cara na vida real e assume todas as suas consequências?
Conheço uma pessoa que fez SAC online super severo de uma marca, estava desempregado, e sem saber estava concorrendo num processo sigiloso à uma vaga excelente para a empresa detentora da marca. Na entrevista não assumiu uma posição construtiva sobre o problema, mesmo ainda tendo sido chamado para a entrevista e para ouvi-lo sobre sua opinião. Não se deu conta de que aquele comentário numa conversa na internet tenha originado uma oportunidade de se posicionar e que perdeu seu emprego novo, ali.
Seja coerente com o que posta.
-Cuide da sua escrita, evite erros de português, palavrões, jargões que possam ser mal interpretados.
-Evite usar as páginas para desabafos de problemas no trabalho, na equipe, através de indiretas e mensagens subliminares, que se bem ou mal interpretadas, não são tão subliminares assim!
A internet não é um consultório sentimental, consultório de psiquiatra ou psicanalista ou feedback corporativo.

A imagem que você constroí no mundo virtual é determinante para ser a melhor propaganda de você mesmo em todas as áreas da sua vida – em novos negócios, ascensão no trabalho, solidificação ou início de uma carreira, conquistar novos relacionamentos, etc.

A querida e competente coach Waleska Farias tem uma matéria excelente sobre Imagem profissional Redes Sociais e Carnaval:
http://www.waleskafarias.com.br/2017/08/28/quando-o-profissional-nao-rima-com-carnaval/

Medite, se auto-avalie e aprecie com Moderação.
Quem é você nas redes sociais?