Separei para hoje um excelente artigo que, para mim, diz tudo!
“Há mais de 20 anos, quando eu era um aluno de uma das faculdades mais importantes do Brasil, a informação era um produto restrito, fornecido com qualidade somente nas melhores escolas de graduação, acessíveis a poucos.
Quem frequentava essas instituições era estimulado a usar o lado esquerdo do cérebro, treinado à racionalidade extrema.
A moda era construir modelos matemáticos, estatísticos e de previsibilidade para tudo.
Essas eram as competências mais procuradas nos aspirantes a executivos.
Com a internet e o Google, a informação como diferencial se tornou irrelevante.
Uma prova é que o Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos principais formadores de cérebros do mundo, passou a oferecer os conteúdos de seus cursos de graça na web.
Mas mesmo na era do acesso e da colaboração, não percebo uma evolução no modelo educacional: o foco continua sendo a corrida do saber.
Vejo as crianças sendo alfabetizadas cedo demais, com muitas instituições de ensino e pais se vangloriando dessa precocidade.
Parece que escrever, multiplicar e usar computadores cada vez mais cedo trarão mais competitividade para os profissionais do futuro.
Em vez de apenas conhecer, no entanto, o fundamental no mercado de trabalho — e na vida — será interpretar e harmonizar informações aparentemente desconexas.
E, para isso, precisamos mudar o jeito que ensinamos.
Em seus livros O Cérebro do Futuro e Motivação 3.0, o autor de best seller Daniel Pink fala da importância de se usar o lado direito do cérebro, responsável pelas emoções, pela intuição e pelo pensamento não-linear.
Ele dá exemplos da importância de competências como design e storytelling, a capacidade que temos de inspirar os outros por meio de histórias verdadeiras, contadas com emoção.
Fala ainda sobre sinfonia, que é a arte de unir informações aparentemente desconexas de maneira produtiva, presentes em gênios como o pintor surrealista belga René Magritte (1898-1967) ou o chef catalão Ferran Adrià.
Essas são ferramentas essenciais no dia a dia dos líderes de empresas.
Afinal, liderar é ter a capacidade de comunicar sua visão de maneira memorável e motivadora.
Tenho isso em mente, por exemplo, quando elaboro uma apresentação para investidores.
Em vez de usar um monte de gráficos e números, prefiro contar uma boa história.
Com isso, evoco emoções que fazem parte da minha vida para me conectar com as pessoas.
Confio tanto na importância de se desenvolver as emoções e a capacidade de reflexão, e não apenas em acumular conhecimento, que coloquei meu filho em uma escola Waldorf, pedagogia que privilegia a formação física, anímica e espiritual.
Ela é citada por Pink como uma das mais adequadas ao novo momento do mundo, marcado por mudanças constantes.
As crianças aprendem a olhar para si mesmas, a desenvolver conexões e a refletir, estimuladas por contos e artes manuais.
E não por uma obrigação de obter uma grande quantidade de informações, algo que perdeu o sentido em uma época em que entender, analisar e escolher seu caminho é mais importante que saber tudo. ”
Em um mundo de mudanças rápidas, intuir e compreender é mais importante do que acumular conhecimento.
Fonte: Revista Galileu Nov 2010
Autor: Sérgio Chaia