Tributo a Bertha Rosanova!

18 dez 2010

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A dança é uma forma de expressão, de concentração, de dedicação e de perserverança!
Já fiz aula de ginástica de solo e barra que antecedia aos ensaios de bale clássico, mas nunca fui bailarina!
Esse meu sonho frustrado de infância e adolescência, devo confessar, projetei em minha filha mais velha.
Desde os 4 anos de idade ela foi matriculada numa escola de Balé.
E super devotada dançou por muitos anos, participando de diversas apresentações que me fizeram derramar muitas lágrimas de emoção, de orgulho e de felicidade.
Suas amigas bailarinas que juntas ensaiavam e cresciam, decidiram seguir carreira e hoje uma dança no Municipal e outra está se especializando em Nova York.
Minha filha optou por se preparar para a universidade, tendo se afastado por uns 3 anos das aulas de balé clássico!
Uma pessoa teve um papel especial em toda essa formação – sua professora de balé – Bertha Rosanova!
D Bertha sempre viu na minha filha um talento para a dança, sempre se encantava com sua postura quando subia na ponta e não se cansava de elogiar seu pé, mas também sempre exigia dela concentração e disciplina que, por muitas vezes a aborrecência a fez perder, mas ela aprendeu muito com essa personalidade do balé clássico,mais e mais e mais….
D Bertha se foi em 2008.
Deixou um vazio no peito de diversas moças, meninas, mulheres adultas que ainda frequentavam suas aulas e suavam nos palcos, nas apresentações anuais.
Minha filha não teve coragem de voltar ao Studio de Balé da D Bertha, pois sempre que a cita, chora de emoção, e nem imagina entrar lá, sem ela!
Ela voltou a estudar balé em outra academia, e está novamente apaixonada pela dança e por sua nova professora!!! Fiquei muito feliz de vê-la novamente resgatar o caminho da dança!

E hoje, quando ela se prepara para dançar “A Bela Adormecida”, não posso deixar de dizer:
-Obrigada D Bertha, aonde quer que esteja, estará aplaudindo minha filhinha!

E para quem nunca ouviu falar de Bertha Rosanova, aqui vão detalhes de sua trajetória de sucesso no mundo da dança!

Prof. Bertha Rosanova, brasileira, nasceu no Rio de Janeiro, filha única de pais poloneses. Aos oito anos de idade entrou para a Escola de Danças criada por Maria Olenawa, que foi sua professora.
Bertha Rosanova estreou com 12 anos no Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1943.
Aos treze anos entrou para o Corpo de Baile Oficial do Teatro Municipal do Rio de Janeiro através de uma seleção e precisou de autorização especial do juizado de menores para ser contratada como bailarina profissional
Passou à primeira bailarina aos quinze anos.

Dançou grandes clássicos do repertório tradicional, e ballets especialmente criados para ela.
Viajou, dançou no exterior e recebeu vários prêmios e medalhas de ouro.

Após sua apresentação do ballet “Lago dos Cisnes” completo, montado pela primeira vez na América do Sul, recebeu da direção do Teatro Municipal o título de Primeira Bailarina Absoluta.

Bertha Rosanova foi uma das bailarinas mais importantes da nossa história e uma das mais premiadas dos anos 50.

Entre muitos prêmios destacam-se:

-medalhas de ouro de melhor bailarina em 1948,1951 e 1959,

-o troféu Nijinsky(1960),

-diploma de melhor bailarina da televisão,

-medalha de ouro (Premio Jaguaré),

-um busto oferecido pela TV-Tupi(1959),

-troféu “O Velho Capitão” do programa Aerton Perlingeiro(1972),

-Prêmio Pedro Ernesto,outorgado de “Orgulho Carioca” da Prefeitura do Rio(2000),

-Homenagens especiais do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro promovido por Dalal Achar em 1981,

-Homenagens do Ballet Helfany Peçanha e Jania Batista na reabertura do Theatro Municipal de Niterói em 1985,

-Homenagem de gala ,no Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

-Foi nomeada em Teresópolis chefe do setor da dança da Secretária Municipal de Cultura em 1993,

Em seu Studio de Balé no RJ há uma exposição de fotos e troféus conquistados ao longo de sua carreira.

No Corpo de Baile teve grandes mestres como, por exemplo:
– Igor Schwezoff e
– Eugenia Feodorova. Trabalhou com figuras importantes do balé nacional e internacional, tais como:
– Aurélio Millors,
– William Dólar,
– Leonid Massine;
Também estiveram presentes em sua carreira:
– Tatiana Leskova,
– Maria Olenewa,
– Luisa Carbonel,
– Vaslav Velchek,
– Tâmara Capeller,
– Vilma Lemos,
– Wilson Morelli,
– David Dupré ,
– Dennis Gray,
– Aldo Lotufo,
– André Eglvsky,
– Alicia Makarova,
– Violeta Elvin,
– José Torres,
– Edmundo Carijó,
– Mariane Ivanova

Em o Lago do Cisne, um dos balés mais importantes da história da dança, Bertha foi escolhida para interpretar o duplo papel de Odette-Odile,o cisne branco e cisne negro, Aldo Lotufo que foi nomeado em 1956 a primeiro bailarino do theatro Municipal era o seu partner.

Ao longo de sua carreira D Bertha apresentou grandes balés,como:
– Tay-Hoa em Papoula Vermelha, em 1947(Ballet da juventude),
– Ópera La Traviata,(1951),
– Gisele(cena de loucura)na década de 50,
– Capricho Espanhol,de Leonide Massine com Edmundo Carijó,
– La Baydére com Aldo Lotufo,
– O Galo de Ouro com Paulo Fontes em 1973,
– Romeu e Julieta em 1973,
– Lês Sílfides e tantos outros,

Dançou na França, Suíça, Marrocos, Argélia, Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Finlândia e Israel.

D Bertha ministrou aulas em seu Studio por mais de 40 anos e foi um exemplo para sua filha, a também bailarina e coreógrafa Ava Rosenblat, que hoje dirige o Studio de Balé Bertha Rosanova.

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D Bertha foi uma das bailarinas com o curriculum mais bem qualificado de nossa história, um talento!