A pressão por resultados, a carga excessiva de trabalho e a alta competição são responsáveis por despertar certos comportamentos em profissionais que se dizem “sem tempo para serem agradáveis”.
No ambiente corporativo, não é preciso sorrisos em demasia, nem ser amigo de todos, basta ser profissional, usar linguagem adequada, respeitar as pessoas independentemente do cargo.
Exercite o manual da boa vizinhança, equilibrando razão e emoção e tendo empatia, compaixão, buscando se colocar no lugar do outro.
Não entre em conflitos desnecessários, respire, medite e entenda que ser reativo e agressivo só piora a situação.
Saber o que motiva a agressividade das pessoas ajuda a evitar conflitos. Observe os assuntos e as atitudes que tiram a pessoa do sério.
Estamos em momento de ânimos exacerbados, de crises em todos os aspectos das nossas vidas e o que menos precisamos é de problemas adicionais ocasionados por problemas de comunicação, de relacionamento e de interpretações errôneas de gestos, de intenções, de ações.
Abuse da gentileza!
Exceda em olhar o outro com compaixão, pois não sabemos exatamente o que está acontecendo com o outro em seu lar, sua família, sua situação financeira, sua saúde, sua empregabilidade.
Muita calma nessa hora!
E arrume todo o tempo do mundo para ser agradável com o outro!