Projetar Pessoas por Nelson Vieira

19 abr 2018


Perfil do Entrevistado
Nome: Nelson Vieira
Atividade desempenhada: Empresário, palestrante, psicólogo clínico e master coach trainer da Cia Brasileira de Coaching
Descrição de sua experiência/perfil:
Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Nelson Vieira é certificado por diversas instituições internacionais como: BCI (Behavio-ralCoaching Institute), ICC (International Coaching Council), ECA (European Coaching Association), GCC (Global Coaching Community), Associate Certified Coach junto ao ICF (International Coach
Federation).
Nelson Vieira é Psicólogo Clínico e Organizacional, hipnoterapeuta, professor de MBA Executivo Coaching, empresário e diretor executivo da Quantum Solutions. Acumula uma experiência de mais de vinte anos na área de RH em grandes empresas. Tem obtido destaque realizando programas de desenvolvimento comportamental em todo o Brasil. Escreve artigos para diversos sites e revistas especializadas, é colunista do jornal Diário do Pará, coautor de cinco livros sobre coaching todos pela editora Ser Mais e como coordenador editorial do mais novo lançamento ‘Coaching para a Vida” pela Literare Books e apresenta o programa "Estratégias de Vida" diariamente na rádio Atlântico FM.

Para você o que é Projetar Pessoas?
É a habilidade de potencializar talentos e desenvolver suas habilidades e capacidades de maneira que a pessoa sinta que está se superando e sendo melhor a cada dia.
Consiste em se dedicar ao progresso do outro acompanhando sistematicamente os seus resultados de tal maneira, que leve o mesmo a perceber e auto motivar-se com o seu progresso pessoal e profissional.

Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:
Em diversas situações, desde o meu estágio supervisionado na INFRAERO, onde ganhei destaque pelo meu empenho e dedicação ou com as minhas primeiras oportunidades como palestrante comportamental, onde contei com a confiança dos meus contratantes para executar um trabalho; ou ainda quando fui convidado para participar do corpo diretor da ABRH/PA, onde permaneci por 6 anos
como diretor de Educação e desenvolvimento tendo um contato direto e irrestrito com os maiores gurus de RH do país, representando o meu estado em reuniões nacionais, sendo eu apenas um "menino" como eles mesmos diziam, foi um momento decisivo na minha carreira, de contatos excepcionais, grande aprendizado que possibilitou o meu amadurecimento profissional de forma prematura, pois com esse contato direto, aprendi práticas, que, de outra forma, em início de carreira, levaria muito tempo para absorver.

Houveram vários outros momentos, como minhas promoções na empresa chegando a Gerente corporativo de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, como trainer em nível nacional, tendo formado mais de 5.000 coaches em todo o território nacional, enfim, pessoalmente sou grato a todas as minhas experiências, oportunidades, puxões de orelha (que me fizeram crescer muito) e principalmente, pela confiança e respeito de parceiros e líderes que me ajudaram a me tornar quem eu sou hoje em dia.

Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:
Como trainer, vários profissionais que ministram formação em coaching hoje em dia começaram comigo e ainda hoje temos um contato direto onde reconhecem a importância dessa base sólida de método, conceito e prática de coaching, tendo passado as informações de forma muito clara e sem sonega-las.
Citar uma pessoa, seria pretensão da minha parte ou talvez um pouco deselegante, pois cada qual faz por merecer e certamente associa seu talento ao conhecimento adquirido por vários mestres e pessoas nos contextos pessoal e profissional formando sua estrutura de personalidade e sua base profissional.
Me sinto muito feliz pelo simples fato de agregar conhecimento, experiência e informação de ponta às pessoas de um modo geral, por isso não me sinto suficientemente a vontade para citar um ou dois casos, quando tenho pacientes da clínica que ganharam o mundo com sua arte, cantando ópera, empresários que encontravam-se em situação difícil, não apenas financeiramente e conseguiram dar a volta por cima, outros que pensavam que o seu problema maior era aprender a gerir o seu tempo até se dar conta que o seu casamento estava em crise e a sua família era a sua base e pode resgatar enquanto era tempo, um apresentador de telejornal de uma grande potência televisiva que após 11 anos como âncora percebeu que precisava se reinventar e redefinir a sua carreira ou mesmo aquele que tinham uma rede de consultórios e resolveu mudar tudo redirecionando a sua vida e a sua carreira para a área de coaching tendo criado uma startup.

Enfim, mais uma infinidade de pessoas que, de forma direta ou indireta se sentiram de alguma maneira tocadas e se inspiraram a mudar e redirecionar suas vidas e carreiras e eu me sinto feliz por deixar essa contribuição como legado para várias pessoas que cruzaram o meu caminho ou se beneficiaram fosse através de um papo, uma aula, uma palestra ou mesmo no contexto de trabalho.

Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:
Gratidão ao convite feito pela queridíssima Sandra Portugal, uma pessoa muito generosa que fez o seu primeiro convite há muitos anos e que, pacientemente, insistiu e aguardou esse momento até agora, com carinho, respeito, discrição e muito profissionalismo, jamais tendo desistido de mim, me sinto privilegiado em poder figurar nesse rol de estrelas deste site por ela idealizado que tem como propósito maior compartilhar conhecimentos e experiências profissionais brilhantes em suas respectivas áreas de atuação. Sugiro ao internauta que aproveite bastante esse espaço democrático e voltado para o desenvolvimento de vidas e de carreiras com histórias que inspiram e dão aquele gás para seguir em frente.

Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:
Sou movido a música, que na verdade não ouço, eu as vejo, são como verdadeiras trilhas sonoras da minha vida, elas alteram meu estado de consciência e me deixam em prontidão para um dado momento específico, há músicas inspiradoras que podem ser compartilhadas com suas respectivas letras impactantes (não me refiro nesse caso às de crítica social), mas aquelas que tem um impacto positivo na alma, como: "Standing outside the fire" (Garth Brooks); "If you believe" (Blues Saraceno) e "Como um grande homem deve ser" (interpretado por Ed Motta), são alguns exemplos das minhas prediletas.

 

Facebook: /nelsonvieirapa

Youtube: Canal Nelson Vieira

Instagram: @nelsonvieirapa

Twitter: @nelsonvieirapa

Linkedin: /in/nelson-vieira-3255b620

Whatsapp: (011) 9 9546 8145