Projetando Pessoas por Sandro Rodrigues dos Santos

08 set 2016

paralimpico



1-Perfil do Entrevistado -
-Nome: Sandro Rodrigues dos Santos-Atividade desempenhada:
Educador FÍsico, Fisioterapeuta, Mestre e Doutor  em Ciências Médicas.

-Descrição de sua experiência/perfil:
Participei dos Jogos Paralímpicos de Londres de 2012 como preparador físico e chamador da Seleção Brasileira de Futebol de Cinco ou Futebol de Cegos.
Nos conquistamos a Medalha de Ouro Paralímpica,  enfrentando a Equipe da Franca na Final Paralímpica de 2012.

2-Para você o que é Projetar Pessoas?
Para mim Projetar Pessoas e desenvolver ao máximo sua capacidade, mas respeitando sua individualidade, dessa maneira, nos temos a oportunidade de desenvolver as pessoas, mas sem que essas pessoas percam suas características próprias, isso e uma coisa muito mais real, muito mais efetiva, muito mais sincera e muito mais eficaz, tanto para o desenvolvimento da pessoa quanto para o bem-estar das pessoas que estão ao lado dela.

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:
Eu acho que as experiências impares que eu tive de ser projetado como pessoa, foi justamente quando eu tentei e fiz por onde ajudar a projetar pessoas, ou seja, por exemplo, tanto na minha pesquisa de mestrado, quando eu trabalhei com multideficientes e pensei que o foco único seria projetar e auxiliar essas pessoas, eu acabei indiretamente na verdade sendo projetado e também sendo muito mais ajudado do que ajuda-los.
Então todo mundo tende a crescer e a maneira essencial que eu vi, que eu fui projetado, foi quando estava auxiliando a projetar as pessoas.

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa :
Em algumas ocasiões eu penso ter ajudado a projetar pessoas, tanto com as crianças que eu trabalhei na pesquisa, que foi um estudo de pesquisa de multideficiências, mas tanto quanto e principalmente com as pessoas de convívio dessas pessoas, parentes e amigos, porque muitas das vezes as próprias crianças não enxergavam ou não ligavam para essa pseudo deficiência ou para essa especialidade delas, e na verdade, o problema maior estava nas pessoas que a cercavam, ou seja essas pessoas viam mais a deficiência do que as crianças tinham.
Porque na verdade essas pessoas não tem deficiência, elas tem uma especialidade, elas são especiais e para essas crianças elas simplesmente requerem recursos especiais mas são pessoas como nós mesmos.
Então, creio que eu ajudei a projetar pessoas quando eu consegui fazer com que elas(parentes e amigos) percebessem que muitas das vezes a deficiência estava mais nelas, do que nas próprias crianças envolvidas. Nelas, por enxergar o que elas queriam enxergar, não na realidade a potencialidade das crianças ou das pessoas.

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas :
A mensagem que eu passo para o Projetando Pessoas e que em tudo na vida, em todas as pessoas, em todas as ocasiões, no trabalho, no dia-a-dia, no relacionamento, em tudo, você sempre vai ter dois lados, o lado melhor e o lado pior, o lado mais fácil e o lado mais difícil, e na verdade, cabe a você o lado que você quer enxergar, e como que você vai trabalhar nesse lado que você enxerga.
Então, a mensagem que eu passo e para sempre nas dificuldades, nas adversidades nos observarmos e analisarmos o lado bom das coisas, as expectativas, a maneira como esses obstáculos podem ser transpostos.
É essa a mensagem.

6-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:
Para o próximo Projetando Pessoas, eu gostaria de ver o que um atleta que trabalhou comigo pensa sobre o assunto, talvez uma pessoa que eu pude contribuir, eu pude interagir, para saber se a mensagem foi passada e se essa pessoa hoje explora suas potencialidades.
[jetpack-related-posts]