Projetar Pessoas por Gilmar Carneiro

08 fev 2018



1. Perfil do Entrevistado:
Nome: Gilmar Carneiro
Atividade desempenhada: Coach de Líderes, Coach de Educadores e Palestrante Internacional
Descrição de sua experiência/perfil: Atuo há mais de 10 anos desenvolvendo profissionais e soluções de educação corporativa. Atualmente, sou Vice-diretor do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Coaches e Head of Marketing do Positive Meeting. Recentemente me lancei como escritor, na coautoria dos livros "Psicologia Positiva: Teoria e Prática" e "Educando Positivamente". Participei como convidado no II Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, no movimento "Diálogos de Psicologia Positiva" e nos eventos Coaching in Rio Academy e Mulheres de Excelência. Sou representante Carioca do "Dia Mundial da Gratidão nas Escolas e Coordenador Voluntário da Ação Doe Sentimentos Positivos. Componho o grupo de brasileiros participantes do I Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva, que acontecerá em Portugal em Março de 2018. Sou Idealizador e facilitador dos programas Seja Líder, O Poder do Florescimento e Educadores em Foco. Mas, de verdade, o que você vai saber de mais interessante sobre mim, é que sou o tio mais coruja do mundo, do Gabriel (Biel) e da Lavínia (Lalá).

2. Para você o que é Projetar Pessoas?

Projetar pessoas é lançar-se na jornada da liderança, inspirando e sendo inspirando pelas melhores práticas de relacionamento, promovendo emoções positivas, garantindo a realização das metas pessoais, no mesmo passo que as metas organizacionais. É cultivar um ambiente de engajamento e de exercício do propósito/missão. É entender que sozinhos temos pouquíssimas chances de chegar a algum lugar consistente. No lugar disso, juntos e unidos podemos conquistar e realizar coisas extraordinárias. É praticar a comunicação empática e o protagonismo compartilhado. Projetar pessoas é transbordar o amor pelo próximo.

3. Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:
No início da minha carreira, tive a oportunidade de sair de um estágio remunerado e ser contratado (efetivado pelo jargão da época) como líder de uma pequena equipe. Foi meu primeiro emprego e a minha gestora já depositava em mim essa grande responsabilidade. Essa projeção cheia de confiança me lançou para o desenvolvimento do líder que sou hoje.

Mais recentemente, minhas coaches, parceiras e amigas Andréa Perez, Renata Livramento e Jaqueline Salles me presentearam com grandes "projeções". E muito do que tenho realizado na vida dos meus clientes e seguidores se deve a essas relações tão significativas.

4. Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:
Na minha profissão, tenho o privilégio de acompanhar a projeção de centenas de pessoas, todos os dias. De algumas eu nem tomo conhecimento. Em outros casos, chegam a mim como um presente e acabam se tornando parceiros e amigos.
Atuando com Líderes, pude testemunhar o crescimento exponencial de profissional das mais diversas áreas e empresas. Como a Larissa Rodrigues, que atuava como colaboradora em uma grande instituição financeira, mas se sentia infeliz e tolida do seu poder de liderar pessoas. Hoje, depois de um processo de desenvolvimento avançado, ela se tornou uma Consultora de Relacionamentos em uma Multinacional do ramo de Marketing Multinível e lidera diretamente uma equipe de mais de 600 pessoas. O melhor é que encontro a Larissa mais feliz, com um largo sorriso estampado no rosto.
Como Coach de Educadores, o meu caso mais emocionante é o do Centro de Ensino Infantil Monteiro Lobato (Volta Redonda RJ). onde desenvolvi e apliquei o método Time de Educadores Plenos, com aplicação específica da Psicologia Positiva. e vi cada um dos colaboradores despertar para uma vida Feliz e Florescer de verdade, desde a auxiliar de limpeza até o quadro de diretoras. São muitas as histórias de superação, de resgate e de descobertas de auto amor, autoconfiança e esperança.

5. Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:
O cerne da projeção de pessoas não está na projeção, mas sim nas pessoas. Liderar é pensar, antes de tudo, em como nossas ações favorecerão a vida das pessoas, nos impactos e transformações positivas que podemos promover e como torna-las mais produtivas e felizes ao mesmo tempo. É o mesmo com a Educação.
Por isso, inclua no seu planejamento, momentos para cultivar relações verdadeiramente significativas. São essas relações que te levarão até os seus sonhos mais ousados. É isso que fará de você um REALIZADOR.

6. Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:
Gostaria de ler entrevistas com profissionais de outras áreas: empresários, autônomos, vendedores, professores... todos que, de alguma maneira, promovem ações para projetar pessoas.

Contatos:
website: gilmarcarneiro.com.br
e-mail: contato@gilmarcarneiro.com.br
Youtube: Fale com o Gilmar
Facebook: Gilmar Carneiro - Seja Líder