Projetar Pessoas por Maria Cristina Yanavalim

12 abr 2018



1. Perfil do Entrevistado:

Nome:  Maria Cristina Yanavalim
Atividade desempenhada:
Sou Psicóloga, Master Coach, Palestrante e Instrutora Internacional de Coaching Express pela Organização Internacional Condor Blanco. Tenho também formação em Coaching Financeiro, Consultoria de Projetos de Vida, Liderança Coach, Liderança de Equipes, Liderança Empreendedora, Numerologia Pessoal e Empresarial. Sou co-autora no livro “Coaching: Um Estilo de Vida”, lançado pela AICP – Associação Internacional dos Coaches Profissionais.

Descrição de sua experiência/perfil:
Atuo como Coach desde 2009. Depois de atuar por 7 anos com Life Coaching, Coaching de Carreira e Coaching Executivo, me dei conta de que minha missão e o que realmente faz brilharem meus olhos (e os das pessoas que atendo) é apoiar para que todas elas possam se relacionar de forma mais assertiva e sustentável, consigo mesmas e com os outros. Então hoje sou especialista em Coaching de Autoestima e Relacionamentos Sustentáveis, com foco em casais jovens que querem construir uma relação verdadeira, feliz e duradoura e em equipes que queiram alavancar seus resultados através da melhoria dos seus relacionamentos. E, como os relacionamentos afetivos têm uma importância fundamental em nossa vida, apoio também pessoas que desejam conquistar um relacionamento afetivo de qualidade.

2. Para você o que é Projetar Pessoas?

Cada pessoa é única em seus potenciais e desafios. Mas, para mim, projetar pessoas é ir além dessa máxima. É ter a compreensão de que, a despeito das dores e desafios, todas elas merecem a possibilidade de acessar o seu melhor, tanto interna, quanto externamente.
E mais, é fazer o trabalho para isso.
É apoiar para que aprendam a se aceitar plenamente, o que é belo e o não tanto, como parte natural de ser humano.
É ajudar a ver que não é o julgamento alheio que as define, mas sim, seus valores, sua história, suas crenças, seus sonhos.
É ensinar a se frustrarem menos com as expectativas geradas e terem uma visão mais positiva e confiante da vida e das outras pessoas.
É entregar ferramentas que permitam que fortaleçam sua autoestima, sua autoconfiança, seu amor próprio e poder pessoal.
É criar condições para que possam ter mais harmonia, amor, felicidade genuína e leveza em suas vidas!
É levar consciência de que viver é muito mais do que satisfazer necessidades básicas e que sim, viemos aqui para aprender, crescer, evoluir e Ser.
E é fazer com que todos possamos brilhar juntos!

3. Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:

Eu me permiti me projetar como pessoa, quando tive a coragem de deixar para trás 23 anos de funcionalismo público, em um grande órgão do judiciário federal, para viver o meu sonho de apoiar (projetar) pessoas, com o meu trabalho como Coach.
E como profissional dessa área, já me senti projetada várias vezes, através dos resultados e depoimentos de meus clientes.
Mas vou compartilhar uma situação, que vivi como Instrutora de Coaching, que me dá a clareza de como acertei ao me projetar a mim mesma, com a decisão tomada lá atrás.
Em junho de 2014, em Uberlândia/MG, dei a primeira Formação em Coaching Express como instrutora oficial de Condor Blanco.
Um ano depois voltei à cidade para um outro evento e uma pessoa, que tinha participado daquela formação, me chamou para dizer o quanto as coisas que eu tinha dito foram impactantes em sua vida, durante todo aquele ano. Que nesse período, nos seus momentos de desafio, era de mim que ela se lembrava e que, com o que tinha me escutado dizer, conseguia vencer esses desafios.
Foi lindo e forte reconhecer a responsabilidade que isso traz. E, certamente, me projetou e me motivou a seguir fazendo o que faço!

4. Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

Eu costumo dizer que tenho um vício, que é o de querer ver as pessoas felizes e bem com elas mesmas. Então, nesse sentido, estou sempre projetando pessoas!
E é um grande (e ótimo) desafio pensar que não sei o que dizer aqui, porque desde que atuo como coach são muitas as pessoas que já apoiei a se projetarem!
Vou citar o caso de uma coache, funcionária em um grande banco, que chegou até mim porque tinha o sonho de assumir um cargo de gestão de pessoas, mas acreditava que era muito tímida e que não sabia se comunicar bem.
O trabalho foi lindo, ela se surpreendeu a cada dia e, claro, cresceu muito dentro da empresa. Aí veio outro desafio: ela se tornou apta para o cargo, mas foi preterida, até mesmo para a seleção, por algumas vezes. E foi tomada pela expectativa e frustração.
Seguimos trabalhando juntas e ela foi capaz de transformar esses desafios em oportunidades, apoiando, inclusive, na organização do processo seletivo deste e de outros cargos.
Com isso ganhou ainda mais reconhecimento dentro da instituição e, em agosto de 2017, foi definitivamente efetivada na posição que tanto sonhava! E foi muito lindo ver seu resultado! Mais uma pessoa “projetada”, vivendo uma vida realizada!

5. Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Que todos nós, que trabalhamos desenvolvendo pessoas, possamos ter a consciência de que é a verdadeira compaixão, e não nossas crenças e julgamentos, que vai ser capaz de levá-las a se projetarem e a conquistarem o seu máximo potencial e brilho!

6. Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:

Pessoas, temas e trabalhos que falem da sustentabilidade da vida no Planeta, de uma maneira geral!

Maria Cristina Yanavalim
Ws: +55 (31) 99107.6497
site: www.mariacristinayanavalim.com.br
face: https://www.facebook.com/Yanavalim/
Instagram: @mariacristinacoach