Peter Drucker diz que “O que é medido, é gerenciado”.
Mas como medir se você construiu relações sólidas, recíprocas, confiáveis, fortes em influência e que refletem o que você vem construindo ao longo de sua trajetória profissional?
Não, eu não estou falando de SEO, de uso de hashtags poderosas, de quantidade de comentários e de LIKES….
Não estou falando de quem você segue, ou de quem te segue…
Estou falando de pessoas, de profissionais que quando instados a opinar sobre você, não se negam, agregam valor e posições claras sobre quem você é, do que você é capaz, abrem portas para oportunidades e parcerias, recomendam os seus serviços e o seu gabarito enquanto profissional.
Estou falando de conhecer as pessoas certas, ter constituído uma rede de influenciadores.
Que relações você construiu ao longo da sua trajetória que você tem certeza, confia que, se contactarem para saber quem é você, que marca você deixou naquele projeto, naquele negócio, naquela empresa, falará quem é você na essência, contará casos do seu sucesso, fará recomendações sólidas de competências, ética, respeito, demonstrará confiança em falar de você, lembrará claramente da sua contribuição do seu nome, abrirá portas para você?
Quantos empreendedores, executivos, professores, profissionais de destaque no mercado de trabalho, na sua área de atuação podem atestar sobre você?
Você já pensou nisso?
Se eu telefonar para um ex colega de trabalho seu, e perguntar de você, o que ele irá me falar?
Que marca você deixou?
Na página Elementos do Poder, há uma matéria ampla sobre o tema O Poder do network:
Networking é uma ferramenta muito poderosa para garantir o seu sucesso.
Conhecer pessoas dá a você acesso, facilidades de compartilhar informação, de influenciar, de contar sua história profissional e de negócios.
As redes sociais – Linkedin, Facebook, Twitter se tornaram o que são, pela aposta de que as ferramentas de networking social reforçam o poder do networking e facilitam o contato entre as pessoas e profissionais.
Cada rede social com seu estilo, objetivo e forma de utilização, cria elos de ligação entre classes de profissionais, colegas de faculdade, amigos de infância, grupos de determinados cursos, etc.
E através desses elos, sua marca pessoal e profissional se solidifica, pessoas afins se conhecem ou se reencontram, suas notícias circulam e novos negócios e oportunidades podem advir daí.
Quantas vezes você projeta um talento, uma qualidade, uma característica forte em você e que não estava sendo percebida por exemplo no seu ambiente profissional, e que através de uma rede social, se torna perceptível e pode ajudar numa nova posição, tornando-se uma chance de ser reconhecido por outros ângulos.
Ou se mal utilizada, pode destruir sua carreira….
Brian Tracy escreveu um livro sobre o tema:
(inserir imagem do livro em anexo)
Pesquisas apontam que pessoas que possuem network robusto, que ativam de forma atuante e bem feita seu network social, são 3 vezes mais influentes do que aqueles que não se preocupam em manter forte networking.
Esse capital social desenvolvido ao longo da vida, da trajetória profissional precisa ser cultivado, ser ganha-ganha, ser autêntico.
Você precisa estar sinceramente engajado em ter relacionamentos recíprocos, de ajuda e colaboração, dedicando tempo e atenção quando solicitado ou quando percebe que pode contribuir com as pessoas do seu network.
E lembre-se que o network social não substitui aquele almoço, café, encontro para um bate papo, uma troca de mensagens de parabenização de conquistas, uma ligação de apoio, etc.
Tenha interesse genuino nas pessoas da sua rede e saiba ser presente nas horas devidas.
Pense e me diga, você sabe cuidar do seu network?
Já debati esse tema em outras oportunidades aqui no Projetando Pessoas, leia também as matérias: