Nome: Roberta Pereira
Sócia Diretora da Comunicação e Voz, Fonoaudióloga, Consultora em Comunicação, Preparadora Vocal e Voice Coach.
Carreira escolhida: Fonoaudiologia
Universidade Frequentada: Universidade Estacio de Sá.
Instituição Federal ou Particular: Particular
Tempo de graduado: 13 anos
Fez cursos de Mestrado/Doutorado/Especialização?
Sim. Fiz pós graduação e diversos cursos de especialização na área e atualmente me encontro planejando o meu Mestrado.
Quais os motivos a(o) levaram à escolha dessa carreira?
Afinidade com as áreas da: comunicação humana, saúde e educação.
A oportunidade de autonomia profissional , empreendedorismo na carreira e principalmente a possibilidade de fazer a diferença na vida das pessoas.
O que você encontrou no mercado de trabalho logo após sua formatura?
Encontrei um mercado muito seletivo, restrito a área da saúde clínica ou ocupacional, a fonoaudiologia ainda estava ganhando o seu espaço naquela época.
Bem diferente do que encontramos atualmente com diversas oportunidades e áreas de atuação, uma carreira hoje consolidada no mercado de trabalho.
Que ajustes de percurso você fez depois de formado em sua carreira?
Como todo profissional precisei ganhar experiência e me adequar ao mercado conforme seu desenvolvimento, fui aproveitando as oportunidades para conhecer cada área da minha profissão e assim podendo direcionar meus estudos e esforços para as áreas de maior afinidade.
Também comecei a almejar novos caminhos e oportunidades pois sempre tive uma visão empreendedora: o básico e o comum nunca me atraíram.
Comecei a buscar novas oportunidades em áreas antes pouco exploradas na minha região como o setor de recrutamento e seleção em empresas de Rh sempre tendo como base a Fonoaudiologia.
Sendo assim posso dizer que atuei em praticamente quase todas as áreas e vivenciei de perto as mudanças, as dificuldades e o crescimento da carreira que escolhi.
Consegui me engajar no mercado e seguir dentro do caminho que melhor serviu para os meus propósitos que foi empreender dentro da minha profissão.
Você seguiu sua carreira original de escolha?
Sim, hoje sou Fonoaudióloga e empresária.
Sócia Diretora da Comunicação e Voz Fonoaudiologia, onde trabalho com a área clínica, com o aprimoramento da voz profissional tanto falada quanto cantada assessorando cantores, professores, dubladores, atores, políticos entre outros profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho e também na área da Comunicação Humana ministrando cursos de Oratória, treinamentos para área gerencial e operacional em Comunicação para empresas de diversos segmentos, Coaching em Comunicação e Oratória para profissionais, Mídia Training, Assessoria e Consultoria para empresas na área da Comunicação.
Quais os principais desafios encontrados em sua profissão?
Atualmente o mercado de trabalho para o fonoaudiólogo está bastante aquecido, a fonoaudiologia está amplamente reconhecida e com atuação em diversos seguimentos, acredito que os maiores desafios ainda sejam uma remuneração ainda não compatível com o trabalho em si para aqueles que atuam com carteira assinada e as poucas vagas ainda oferecidas nos concursos públicos.
Quais as maiores realizações que sua profissão oferece?
Acredito que isso seja pessoal de cada um, mas para mim poder fazer a diferença na vida de cada pessoa com que atuo é extremamente gratificante!
Em todas as áreas que a fonoaudiologia atua ela sempre faz a diferença trazendo benefícios para aqueles que conosco atuam de alguma forma.
Que opções ou especificações sua carreira proporciona?
A fonoaudiologia é uma profissão muito abrangente, versátil e em amplo crescimento, o que nos proporciona a possibilidade de atuar em diversos seguimentos seje através da atuação clínica com tratamentos e promoção de saúde e bem estar, ou por conta do mercado de trabalho assirrado e competitivo que faz com que diversos profissionais necessitem aperfeiçoar a sua comunicação, ou profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho e precisam realizar preparação vocal para atuar profissionalmente, na realização de perícias por conta das demandas judiciais e em tantos outros setores que a fonoaudiologia atua de forma ativa e fazendo total diferença.
Que conselhos você daria a um jovem em fase de escolha de carreira e que pense em seguir a sua carreira?
Meu conselho para quem esta nesta fase é que procure conhecer a fonoaudiologia, suas áreas de atuação e o mercado de trabalho na sua região.
Também te sugiro que caso você se identifique com a carreira, que se dedique, aperfeiçoe e estude bastante.
Não fique preso apenas a questões como remuneração, status e dificuldades, porque o dinheiro e o status é consequência de um trabalho bem feito, quem tem amor e competência no que faz sempre se destaca e conseguirá alcançar seus objetivos e reconhecimento.
Quanto as dificuldades, elas existem em qualquer profissão, então se você vai ter que enfrentar problemas e dificuldades na área profissional que ao menos seja em uma carreira que te faça se sentir realizada, algo que te faça sorrir no final do dia ao lembrar do resultado final com aquele sentimento gostoso de trabalho bem feito.
Eu sinto isso com a minha profissão espero que você também consiga se sentir assim seja através da Fonoaudiologia ou da carreira que você optar.
Boa sorte e sucesso!
Dra. Roberta Pereira - CRFa. 10822
Fonoaudióloga e Consultora em Comunicação
Contatos: 21 2143 - 3451 / 21 99926 - 9900
Blog: www. fonoaudiologarj.blogspot.com.br
Enviado por TypeApp
[jetpack-related-posts]