1-Perfil do Entrevistado -
-nome:
Marcelo Costa da Rocha
-atividade desempenhada:
Gerente Senior de Arquitetura de Aplicações e Negócios na Oi.
Marido da Andréa e pai da Juliana, Gabriela e Fernanda.
-descrição de sua experiência/perfil:
Sou analista de sistemas pela PUC-RJ, MBA em Gestão Estratégica pela FIA-SP.
Ao longo de 23 anos de experiência, desses quase 17 anos na gestão de pessoas, desempenhei os mais diversos papéis, sempre ligados à área de TI. Trabalhei em Treinamento, Suporte, Desenvolvimento, Processos, em Relacionamento, PMO, Testes e nos últimos anos em Arquitetura.
Estou na indústria de Telecom nos últimos 12 anos, vivenciei ativamente um Startup (Intelig), grandes Merges (Telemar e Oi – Oi e Brasil Telecom) e diversas mudanças tecnológicas no setor.
Gosto de desenvolver pessoas, de trabalhar em equipe e de buscar resultados, dos quais possa me orgulhar.
2-Para você o que é Projetar Pessoas?
Para mim, projetar pessoas é dar verdadeiramente a chance para que elas cresçam como indivíduos e como profissionais. É proporcionar condições para que cada um, conforme o caso, seja exposto progressivamente a situações/problemas de maior complexidade, com o necessário suporte. Para gerar o verdadeiro crescimento, correr riscos e exposição são fundamentais.
3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:
Durante o Projeto Portabilidade Numérica, que envolveu as principais operadoras de Telecomunicações do país, representei todo o grupo técnico de sistemas, de todas as operadoras, junto a ANATEL. Reuniões com os Presidentes das Operadoras, com o Presidente da ANATEL, representantes do Ministério e com a imprensa. Um ambiente que além da tecnologia, envolvia política e negócios. Um enorme desafio e crescimento que me foi proporcionado pelos meus gestores da época.
4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:
Acredito que é também um fator chave para projetar pessoas, colocá-las no lugar certo. No lugar onde possam melhor desenvolver seu potencial , suas virtudes e interesses.
Entre diversas histórias, tem uma que sempre me recordo. Enxergava um enorme potencial em um funcionário e sempre tinha a impressão que ele poderia render mais. Que poderia estar mais motivado, mais comprometido. Tivemos uma conversa franca e entendi claramente que essa pessoa tinha interesses e também aptidões específicas para trabalhar mais produtivamente e mais feliz fora da área de TI. Ajudei a batalhar por uma oportunidade em outra diretoria, o que finalmente aconteceu depois de quatro meses. Essa pessoa hoje é referência em sua profissão e tenho certeza muito mais feliz.
5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:
Minha citação preferida, do mestre Fernando Pessoa :“Não se acostume com o que não o faz feliz...”
6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog:
Mais e mais entrevistas...Opiniões de pessoas de diversas idades, profissões. experiências e vivências
[jetpack-related-posts]