1- Perfil do Entrevistado -
Meu nome é Patricia Daltro.
Atualmente sou artesão de profissão e escritora de vocação e coração.
Mas, já fiz um pouco de tudo, trabalhei com design de sites, fui professora de informática e secretária executiva.
Além disso, tudo, ou melhor, acima disso tudo, sou mãe de um menino muito lindo e criativo ao quadrado.
O que me fez descobrir outra vocação, alias, um monte, porque mãe é um pouco de tudo, né?
Contadora de história, amansadora de pesadelos, companheira de aventuras, nutricionista, médica, professora etc
2- Para você o que é Projetar Pessoas?
Projetar Pessoas é deixar de enxergar o seu próprio umbigo e ver um universo de pessoas que estão ali, prontas para serem descobertas, por você e por tantas.
É ajudar pessoas a se conhecerem, pois no momento que compartilho algo – que para mim, foi importante, que me levou a pensar, seja um texto, uma atitude, uma arte etc – estou permitindo que outras pessoas possam ser tocadas do mesmo jeito que fui.
3- Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa,
Nossa. Eu sou uma pessoa de muita sorte, tive várias pessoas que me projetaram, e todas elas, caminham comigo até hoje.
Mas, conto um caso, no mínimo curioso, sobre como fui projetada há alguns anos e as consequências dessa projeção.
Em 2003 escrevi um texto sobre dieta, no meu antigo blog, A Criatura e a Moça – hoje extinto. Esse texto teve uma aceitação tão grande, que virou spam, foi distribuído e publicado sem autoria para centenas de blogs e e-mails.
Um grupo de leitores e amigos feitos através daquele blog, criou uma rede de trabalho, cujo objetivo era entrar nas páginas onde meu texto estivesse sem autoria e informar a quem publicou, que era eu a autora. Ao meu ver, tive mais de cinqüenta pessoas, me projetando na web e dessa maneira, auxiliando no resgate do meu texto.
Pude comprovar isso, quando um ano mais tarde, fui procurada por uma editora, para que escrevesse para eles. A editora tinha “me conhecido” graças à projeção desse grupo de pessoas.
Dois anos depois, o texto que virara spam se transformou em uma peça de teatro, com minha autoria reconhecida. Também graças a esse grupo. Pessoas, que dez anos depois, as que continuaram na web, permaneceram minhas amigas e que continuam me projetando, a cada elogio, cada compartilhamento, cada curtir que dão nas coisas que faço e/ou escrevo.
4- Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa
Compartilhar sempre.
Aprender que tanto no amor, quanto na amizade, não existe subtração, a gente adiciona, e compartilhar o que o outro produz é a melhor maneira de projetar alguém.
5- Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas
Não poderia deixar de colocar aqui um trecho de um conto que escrevi e que releio sempre que preciso, pois retrata tudo que penso.
Ela era o que fora se construindo diariamente nesse tanto de anos que definiam sua idade e nada, nada poderia mudar isso.
O que ela podia fazer era decretar que era a hora de ser feliz. E esquecer tudo aquilo que não fora, e se concentrar apenas naquela que ela poderia ainda ser.
(Pintura Real - http://avidasemmanual.blogspot.com.br/2012/10/pintura-real.html)
6- Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site
Eu gosto muito do site Projetando Pessoas do jeito que ele é.
A gama de assuntos, pessoas, conteúdos é bem diversificado, o que permite uma identificação de nós, os leitores.
Mas, acredito também, que tudo pode sempre melhorar.
Ter uma coluna fixa, talvez, com depoimentos de pessoas que foram projetadas por outras. Esses relatos, acredito eu, enriqueceriam o site.
No mais, agradeço pela entrevista e que ela sirva, se não para projetar, pelo menos para inspirar pessoas a projetarem outras.
[jetpack-related-posts]