Projetar pessoas com Rogerio Martins

21 ago 2014

Rogerio Martins  2013 (15)

1-Perfil do Entrevistado:


-Nome: Rogerio Martins


-Atividade desempenhada: Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário


-Descrição de sua experiência/perfil: Tenho uma história de vida que me orgulho por ser muito diversificada. Minha atividade profissional é voltada para a área de educação, tanto corporativa, quanto acadêmica, mas também já foi esportiva. Iniciei minha trajetória profissional após concluir o curso de Psicologia na UNISANTOS (Santos/SP). Na época meu desejo era atuar na área de Recursos Humanos de grandes empresas e para isso iniciei em uma Consultoria onde permaneci por dois anos e meio. Neste meio tempo estudei bastante para me preparar e alçar voos maiores. Fui para São Paulo onde trabalhei na área de RH da Petybon, Danone, Tec Toy Brinquedos, Tyco Electronics e Eletropaulo. Em 1996 fundei minha empresa, a Persona Consultoria e Eventos, mas continuei atuando na área de RH. Apenas no ano 2.000 é que passei a me dedicar integralmente ao projeto da carreira solo. Em 2002 ingressei na área acadêmica lecionando em uma pequena faculdade de SP. Continuo atuando como Professor Universitário até hoje, mas em outras instituições. Além disso, escrevo artigos e textos relacionados ao comportamento humano no trabalho, mundo corporativo, gestão de pessoas e motivação. Tenho um livro publicado chamado "Reflexões do Mundo Corporativo" (2a Edição), além de dois e-books: "O Poder da Motivação" e "20 Dicas para Liderança Eficaz". Em breve vou lançar mais dois livros sobre o mundo corporativo. Porém, já me enveredei também pelos caminhos da poesia, tendo insclusive vencido alguns concursos e participado da edição de três livros. Este mixto de interesses e atividades fazem com que eu me sinta um curioso profissional. Gosto de tudo que me desperta a curiosidade.


2-Para você o que é Projetar Pessoas?

Para mim projetar pessoas é inspirá-las ao crescimento, ao autoconhecimento e, principalmente, ao sucesso. Entendo que nosso papel em projetar pessoas é estimular a reflexão sobre o passado e o momento presente, e como planejar o que se quer para o futuro.


3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:

Em minha trajetória profissional tive poucas pessoas que fizeram isso por mim, mas as que fizeram foi no momento correto, logo no início de minha carreira. Na época tinha recém concluido a faculdade de Psicologia e um desejo enorme de atuar na área de Recursos Humanos. Fui trabalhar em uma Consultoria onde conheci a Lena Almeida e Jucirema Faustino que são para mim até hoje referências sobre projetar pessoas. Elas verdadeiramente me projetaram para além do que eu esperava. Hoje sou em grande parte o resultado daqueles primeiros passos que elas brilhantemente me ensinaram. Porém, não posso deixar de lembrar que antes disso tive um grande mestre, mas em outra atividade. Durante anos fui praticante de Karatê e meu mestre também grande na arte de projetar pessoas e comigo foi igual. Seu exemplo como ser humano e professor me impulsionaram a seguir o mesmo caminho. Anos depois eu também treinava os meus próprios alunos.


4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa :

Foram muitas, graças ao que aprendi com as pessoas já citadas e outras. Tive o privilégio de ensinar crianças com poucos recursos econômicos a arte do Karatê. Consegui elevar a autoestima de várias delas que até hoje mantenho contato. No campo profissional também vi alguns jovens estagiários aprenderem mais do que simplesmente as rotinas de trabalho. Creio ter conseguido transmitir mais do que o serviço, mas valores essenciais para ser um profissional de sucesso. Atualmente como Professor Universitário tenho o maior orgulho de continuar transmitindo o que aprendi e acredito e assim também transformar a vida de algumas pessoas que se alinham a estas ideias e práticas. Eu adoro projetar pessoas. Sinto-me realizado!


5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas :

Acredito fortemente que podemos evoluir através de bons exemplos. Temos muito acesso a histórias e notícias ruins, que são fatos da vida. Porém, enquanto continuarmos focando nossa atenção e energia no negativo dificilmente sairemos da situação de empobrecimento mental e atitudinal que vivemos hoje. Portanto, um projeto como este, uma ideia como esta do Projetando Pessoas é um forte estimulante para um pensamento e atitudes de sucesso. Parabéns pela iniciativa.


6-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:

Mais histórias de pessoas "comuns" contando suas experiências e estimulando outros a acreditar que podemos transformar nossas vidas e, consequentemente, nosso mundo através de atitudes positivas. Temos que acreditar e temos que agir.


[jetpack-related-posts]