Projetar Pessoas por Beatriz Alves

14 jan 2016

Beatriz Alves


1-Perfil do Entrevistado



-Nome: Beatriz Alves
-Atividade desempenhada: Master Coach Pessoal e Executivo


-Descrição de sua experiência/perfil:


Idealizadora/Fundadora e Coordenadora Geral do Inove Coaching® (www.inovecoaching.com.br);


Fundadora da ICF – International Coaching Federation – Brasil;


Fundadora do Asert®, grupo de gestão de pessoas existente há 30 anos (www.grupoasert.com);


Certificada pela The Inner Game International School by Timothy Gallwey (Tools e Fundamentals & Practices);


Master Coach pelo Instituto Holos (Coaching, Mentoring & Holomentoring);


Professional & Self Coach, certificada pelo ECA – European Coaching Association, ICI – International Association of Coaching Institutes, GCC – Global Coaching Community, BCI - Behavioral Coaching Institute e IBC – Instituto Brasileiro de Coaching;


Organização/realização da Primeira Semana Mineira de Coaching e da Semana Inove Coaching®;


Coordenação de Eventos da The Inner Game International School em Minas Gerais;


Especialista em Gestão da Inovação em Empresas e em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas;


Psicóloga Organizacional com mais de 25 anos de atuação nos diversos subsistemas da área de RH em empresas nacionais e multinacionais;


Contatos: beatriz@inovecoaching.com.br www.facebook.com/inoveacoaching
(31) 99952 3691


2-Para você o que é Projetar Pessoas?


Acredito que ninguém projete ninguém. Esta é uma ação que só pode ser desempenhada pela própria pessoa.


Contudo, esta pode não ser uma tarefa fácil, visto que a pessoa pode não ter total consciência do seu potencial devido a interferências, criadas por ela própria, que a impedem de se realizar plenamente. Muitas vezes as pessoas ficam paralisadas, reféns de um jogo interior (inner game), o jogo que opera no seu cérebro e que cria obstáculos para sua mobilização, pois é jogado contra rivais muito difíceis de serem derrotados, tais como o nervosismo, falta de confiança e medo do fracasso.


O Inner game tem dois elementos: o potencial da pessoa e o potencial dela sem interferência de medos, dúvidas, limitações. Conforme, Tim Gallwey, considerado o pai do coaching, performance é igual ao potencial menos as interferências da mente.


O Coach pode ajudar a pessoa neste processo de tomada de consciência do jogo interior e ressignificação de crenças limitantes, tornando-a mais confiante para seguir adiante e lançar-se utilizando toda sua potencialidade.


3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:


Iniciei uma grande transformação pessoal e profissional quando ingressei no universo coaching.


Fiz uma intensa formação em três conceituadas escolas, uma delas a The Inner Game, by Tim Gallwey, onde tive a oportunidade de aprender diversas ferramentas e metodologias. Para mim, após estas profundas vivências, o coaching passou a significar transformação; uma filosofia de vida. Primeiro dirigi o olhar para mim mesma, buscando meu autodesenvolvimento, o que é essencial para a compreensão dos outros indivíduos. Tive a oportunidade de refletir sobre minha identidade, meus valores, missão e visão de vida, o que contribuiu significativamente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.


Iniciei uma nova etapa na minha vida e na minha carreira profissional, com a consciência e responsabilidade do meu importante papel no desenvolvimento do ser humano e no meu contínuo crescimento.


Hoje tenho um compromisso muito maior comigo mesmo e com as outras pessoas. Respeito a minha história e honro a dos demais seres humanos. Sinto-me segura e plenamente capaz de conduzir um processo de coaching, não somente pelo domínio das ferramentas e metodologias, mas, sobretudo porque, depois de ter passado por uma profunda transformação, a minha intenção agora é sempre positiva, porque se fundamenta no amor!


Parafraseando Friedrich Nietzsche, "Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal" e ainda citando Fernando Pessoa: "Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias".


4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:


Ao longo dos anos, na minha atuação como Coach constato, a partir dos feedbacks que recebo, que tenho contribuído, significativamente, para o desabrochar das pessoas!


Estar aberto para aceitar o coachee, compreendendo-o na sua essência, e estabelecer uma intensa conexão gera, inevitavelmente, um ambiente fértil para a mobilização de decisões poderosas que certamente conduzem o coachee ao alcance de seus objetivos, à conquista de novas habilidades, desempenhos eficazes e excepcional qualidade de vida.


Desta forma, caminho cumprindo minha missão de vida que é despertar no outro suas potencialidades e promover seu aprimoramento para que se transforme numa pessoa extraordinária, num ser MA RA VI LHO SO!


5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:


O sucesso pessoal e profissional são consequências de nossas ações e atitudes. Todos nós deixamos marcas por onde passamos. Convido a todos a ousarem ir além, a serem felizes hoje, a buscarem seu crescimento e a agirem em prol dos outros seres humanos.


Pessoas de sucesso cuidam bem de seus semelhantes. Elas acreditam naquilo que têm em mente; perguntam por que não? Ao invés de por quê?


Reflitam: estou vivendo plenamente, com toda minha potencialidade? O que me impede de ser feliz agora? Qual meu grande propósito de vida? Qual legado deixarei?


Acreditem, acima de tudo, que já possuem as respostas e potencial necessários para o alcance de seus objetivos e conquista da felicidade. Todos nós somos mais fortes e melhores do que pensamos! Sejam os protagonistas das suas histórias!


6-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:


Pontos de vista diferentes sobre o coaching e gestão de pessoas.


[jetpack-related-posts]