1- Perfil do Entrevistado.
Nome: Cláudio Bastos
Atividade desempenhada:
Diretor de compras da Ericsson para a América Latina e Caribe, lidando com desafios como ter colaboradores de diferentes culturas e em lugares distantes como Argetina, Barbados, Brasil, Costa Rica, Chile, Equador, Jamaica, Mexico, Panamá, Porto Rico e Venezuela
Descrição de sua experiência/perfil:
Engenheiro Químico com MBA pelo COPPEAD e FGV, curso de gestão avançada na FDC/INSEAD com 14 anos de trabalho na área química, mineração e petroquímica, e 12 anos em telecomunicações (tem tudo a ver com química!).
Gosto muito de viajar, de música, de ler, correr, malhar, de vinhos, de cozinhar, de trabalhar, e de seguir e praticar a doutrina espírita.
Valorizo muito a família e amigos.
2- Para você o que é Projetar Pessoas?
Projetar pessoas é ajudar a cada um com quem convivo, em casa, no trabalho, nos circulos de amizade, mesmo aqueles a quem não conheço bem, a descobrir todo seu potencial de realização.
É ajudá-los a vencer seus medos e inseguranças e motivá-los a encarar desafios cada vez maiores e mais complexos. É ajudar cada um a refletir sobre os problemas observando-os por diversos angulos e buscando encará-los com leveza e sabedoria.
3- Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa.
As perdas foram sempre momentos em que me projetei enquanto pessoa.
A perda de uma pessoa querida, de um amor, do emprego, de confiança em alguém ou em algumas crenças são momentos difíceis de serem superados. Nestes momentos procuramos apoio na família, nos amigos, na Fé, em especialistas como psicólogos e terapeutas.
Porém o que nos faz projetar enquanto pessoa no meio da confusão que estes momentos geram dentro de cada um de nós é uma profunda reflexão interior. Uma reflexão sim, escutando muitos a quem mencionei, mas procurando principalmente construir uma saida sua, única, que gere um crescimento interior.
Teria vários exemplos de vivência para mencionar aqui, algumas muito pessoais, mais antigas e mais recentes. Talvez a que muitos compreenderão facilmente seja a perda do emprego em um momento do auge de minha carreira.
Apesar de ter ficado pouco tempo parado e estar hoje trabalhando em uma empresa excelente que tem valores muito fortes, o aprendizado com a perda do emprego me fez ver ângulos da carreira profissional que não tinha ainda percebido e que me ensinaram a fortalecer mais ainda o lado pessoa do profissional.
4- Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa.
Uma vez, quando saí da Intelig escrevi uma mensagem aos meus colegas e amigos que lá deixei dizendo que gosto de gente! Este é o primeiro passo para projetar pessoas.
À partir daí tudo fica mais fácil. Descrever uma situação em que contribuí para projetar uma pessoa parece limitar o quanto cada de um de nós faz ao longo de nossas vidas pelos nossos filhos, por exemplo.
Quer melhor situação do que ver os filhos crescendo com valores profundos, ética e respeito pela sociedade?
5- Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas.
Conheço Sandra há 12 anos.
Uma excelente profissional que apesar de sempre trabalhar com tecnologia, procura humanizar as relações nas empresas por onde passa. O Projetando Pessoas é fruto desta vivência e do exercicio continuo de humanização das relações profissionais.
Um espaço muito interessante para proporcionar reflexões e conhecimento. Parabéns à você e ao blog por este ano de vida, e que ele e você continuem colaborando para projetar pessoas por muitos e muitos anos.
6- Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog.
Que tal projetar pessoas em relação ao meio-ambiente?
Conheci Cláudio Bastos na Intelig, na época um dos meus principais usuários de um importante projeto que implementei. A competência, simplicidade e atenção que ele imprimiu ao trabalho foram essenciais para a criação de um elo de respeito e amizade fraternal.
De lá para cá, mesmo atuando em diferentes empresas, a irmandade na fé, a convivência no mesmo bairro, na mesma academia, mantiveram vivos os mesmos valores de amizade.
Devo muito ao Cláudio pelo apoio que sempre me deu em momentos de angústia, especialmente quando fiquei desempregada. Receba as boas vibrações do Projetando Pessoas!
E você, o que você projeta em relação às pessoas e ao meio-ambiente? Comente seu projeto verde ou envie um email para Projetandopessoas@hotmail.com
[jetpack-related-posts]