Projetar Pessoas por Estela Fernandes

20 out 2016

estela

1-Perfil do Entrevistado:

Olá eu sou Estela Fernandes, sou empresária, Partner da SBCoaching especialista em Treinamentos de Alta Performance, que utiliza as ferramentas de coaching e a experiência de Brian Tracy para projetar equipes, executivos e líderes através de metodologia e treinamentos exclusivos.


Com Mestrado, na UFRRJ, em Gestão e Estratégia em Negócios com foco em GEP (Gestão Estratégica de Pessoas), venho atuando desde 1997 como líder de equipes multidisciplinares em consultorias nacionais e internacionais em clientes large account e como empreendedora.  Sempre projetando pessoas.


2-Para você o que é Projetar Pessoas?

Projetar pessoas é fazê-las acreditar em si, no seu potencial, despertar sua força interior. É contribuir com as pessoas para que se tornem líderes de suas próprias vidas, se autoconhecendo e elaborando um planejamento estratégico pessoal/profissional totalmente alinhado aos seus valores, missão e perfil. E essa é a minha missão.


3 -Conte uma vivência aonde você foi projetada enquanto pessoa:

Nascida, criada e moradora de Seropédica, município da baixada do Estado do Rio de Janeiro, oriunda de família da classe C, pai empreendedor individual, tive na minha família meu principal pilar. Sempre fui incentivada a acreditar no meu potencial e aprendi que as conquistas seriam através da educação, da competência e da ética.


Subindo degrau a degrau, nos últimos 20 anos fui professora de Universidade Federal, conquistei cargos executivos em Multinacionais, fui Sócia de uma Consultoria de TI e agora empreendendo novamente, sempre com foco no desenvolvimento das pessoas através do conhecimento. Então, projeção pessoal e profissional vem sendo um processo continuo na minha vida.


4 - Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

Ao ao longo de toda a minha trajetória, mesmo que de forma inconsciente, eu vivi (e vivo) pelos valores de contribuição, conhecimento e justiça. Não por acaso iniciei minha carreira nas salas de aulas, retornei e espero encerrá-la da mesma forma, contribuindo com as pessoas através do conhecimento.


Eu poderia listar vários casos, onde tive a oportunidade de projetar as pessoas, mas vou me prender a um relato que representou não somente a projeção de pessoas, mas também a de uma equipe.


Sempre acreditei que as pessoas têm o potencial para o sucesso adormecido e quando sócia de uma Consultoria de TI tive a oportunidade de comprovar essa tese. Como necessitava de profissionais para dar continuidade a um projeto cuja tecnologia era pouco difundida no mercado, com ajuda de amigos orientei a formação de workshops que transformaram jovens estudantes oriundos de escolas de ensino médio em estudantes do terceiro grau e profissionais na essência da palavra, com formação técnica, moral e ética, para um mercado promissor, e que hoje despontam em diversas Consultorias do país e até na Europa.


Gratidão pelos amigos que me ajudaram nessa empreitada – e em tantas outras - e pelas pessoas que delas participaram, por me permitir exercer meus valores máximos: contribuição e conhecimento.


5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Acreditem no potencial que está adormecido dentro de si. As Olimpíadas e Paraolimpíadas trouxeram a público a importância de um Coach na carreira de uma pessoa. Nós que acreditamos no processo de coaching temos o dever de manter a integridade desse mercado, trabalhando de forma séria e ética.


6-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:

Sandra está de parabéns pela iniciativa do projeto “projetando pessoas”.


Gostaria de encontrar um espaço aberto para nós, os profissionais que acreditam nas pessoas, para que possam divulgar os depoimentos dos casos de sucesso.


[jetpack-related-posts]