Perfil do Entrevistado:
Nome: Flavia Albarran
Atividade desempenhada:
É Coach de Carreira e de Alta Performance, Palestrante e Escritora.
Após 13 anos de carreira como advogada, executiva, finalmente resolveu seguir a sua missão: inspirar as pessoas a contribuírem com o mundo usando os seus talentos e extrair o máximo potencial delas. Fundou o Programa de Coaching de Carreira "Mais Paixão" (o qual virou o nome da sua fanpage) para ajudar as pessoas a descobrirem a sua paixão e a viverem uma vida mais vibrante, autêntica e com mais sentido.
Descrição de sua experiência/perfil:
Senior Coach formada pelo ICI (Integrated Coaching Institute® ) e credenciada internacionalmente pelo ICF (International Coach Federation), Certified High Performance Coach pela "High Performance Academy", fundada por Brendon Burchard; Formação em Programação Neurolinguística - PNL (Practitioner) pelo INAP - Instituto de Neurolinguística Aplicada; Curso de Extensão Universitária em Terapia Floral de Bach e Iridologia Orgânica e Comportamental pelas Faculdades Integradas Camões ; Formação em EFT (Emotional Freedom Technique) pela Equilibrio 100; Formação em Terapia Quântica e Biorressonância SCIO ("Scientific Consciousness Interface Operations System"), Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Clássica); Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Universidade Católica de Lisboa.
Flavia Albarran desenvolve dois tipos de coaching, um Coaching Profissional e um Coaching de Carreira.
1) No Coaching Profissional ajuda o Coachee a ir além dos limites que ele impôs na sua vida elevando-o a um patamar de existência mais alto.
O Programa de Coaching Profissional tem como objetivo identificar , desenvolver e potencializar as competências individuais do Coachee, para que ele alcance a plena realização pessoal e profissional.
O Coaching é um processo de desenvolvimento comportamental , que busca a expansão da consciência do indivíduo. Suas técnicas direcionam a pessoa para ampliar sua consciência sobre si mesma e, desta forma, superar seus próprios limites por meio do uso consciente de suas potencialidades.
A metodologia exclusiva empregada no Programa de Coaching Profissional vai além de desenvolver habilidades comportamentais para também fornecer ao Coachee ferramentas de Coaching de Alta Performance baseado no Processo de Coaching da "High Performance Academy", fundada por Brendon Burchard.
Além de incentivar o Coachee e encorajá-lo a ir além dos limites que ele mesmo se impôs, no final do processo ele terá alcançado os seguintes objetivos:
- Identificação dos seus valores e de que forma respeitá-los;
- Mapeamento de seus recursos internos;
- Definição dos objetivos profissionais;
- Alinhamento das metas profissionais com suas metas pessoais;
- Construção dos novos comportamentos e atitudes individuais, coerentes com seu objetivo profissional.
2) Após 13 anos lutando contra a sua carreira como advogada, Flavia Albarran decidiu também se especializar no Coaching de Carreira. Neste programa ajuda o Coachee a se conhecer melhor e a descobrir os seus interesses de carreira por meio da compreensão dos seus valores, talentos, propósito de vida e todos os recursos já adquiridos ao longo da sua jornada. Neste processo, o Coachee identificará possibilidade(s) de carreira e construir uma nova identidade profissional que o permita a promover as mudanças necessárias e a colocar em prática a sua nova escolha profissional. Este programa tem como diferencial o fato do Coachee terminar o processo com um planejamento de carreira a ser colocado em prática.
Para você o que é Projetar Pessoas?
Projetar as pessoas é fazer com que elas sejam vistas através dos seus talentos.
É muito importante fazermos o que amamos. Ao contrário do que a maioria pode pensar a felicidade nos leva até ao sucesso e à realização e não o oposto. Pesquisadores comprovaram que a felicidade precede o crescimento e o sucesso. Pessoas felizes são mais otimistas, criativas e, portanto, criam soluções, realizam mais e acabam por ser muito mais produtivas e eficientes no trabalho.
Além disso, quando nos movemos por paixão criamos uma motivação para ir atrás dos nossos sonhos e superamos obstáculos. As pessoas não têm sucesso porque não conseguem ultrapassar dificuldades/obstáculos. Para que isso aconteça é essencial entendermos o nosso "Porquê". Quando finalmente entendemos "porque fazemos as coisas" e qual a sensação que desejamos experimentar para nos sentirmos vivos podemos suportar qualquer "como". Inevitavelmente, a vida está cheia de obstáculos. O problema das pessoas é acharem que a vida tem que ser justa porque elas são boas, fazem o bem e cumprem a parte delas. Acontece que a vida não está aqui para agradar ninguém em específico, as coisas acontecem porque têm que acontecer. Os obstáculos só nos engrandecem como seres humanos, nos fortalecem e nos preparam para uma próxima etapa, mas a maioria das pessoas não percebem isso e desistem no primeiro obstáculo.
Grande parte das pessoas esperam a sorte grande bater à porta. Isso pode acontecer, mas se algo diferente não ocorrer na sua vida e você não mudar, lá na frente você viverá uma vida frustrada por não ter ido atrás dos seus sonhos.
Me entristece profundamente ver as pessoas desperdiçarem os seus talentos em razão do medo, crenças irracionais ou por seguirem escolhas baseadas nas convicções de outras pessoas.
Acredito que todos nós somos seres únicos e que viemos a este mundo por um propósito, uma missão.
É imprescindível que as pessoas comecem a ressignificar a palavra "trabalho" e percebam que para se ganhar dinheiro ou ter uma carreira bem sucedida não precisamos necessariamente ter uma graduação, pós-graduação, quiçá um "doutorado" ou "mestrado".
O trabalho é o caminho que cada um de nós escolhe para encontrar o significado de nossas vidas. Se você não escolhe algo que goste verdadeiramente, qual o sentido da vida? Sua vida pessoal não está dissociada do seu trabalho e o que você faz está fortemente conectado com quem você é e a forma como você se mostra ao mundo.
O meu trabalho é despertar as pessoas para a existência do seu propósito e fazê-las contribuir com o mundo através dos seus talentos.
Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:
A vida para mim é um aprendizado todos os dias. Eu entendo que sou projetada quando aprendo algo. Durante os 13 anos como advogada nunca deixei de aprender e também nunca desisti dos meus sonhos. Eu tinha duas paixões, o jornalismo e a psicologia, e apenas não sabia como realizá-los.
No entanto, ainda no meu trabalho como advogada eu comecei a desenvolver ações que foram essenciais para a minha transição de carreira como coach, palestrante e escritora, tais como: escrever desde peças processuais até poemas e histórias nos meus "journals"; dar palestras e treinamentos ligados ao Direito, isso me fez perceber que as pessoas gostavam do meu jeito de ensinar; trabalhar como executiva e lidar com equipes multidisciplinares me trouxe flexibilidade, resiliência, empatia, criatividade e adaptabilidade, características também importantes para desempenhar o meu trabalho como coach.
Eu sinto que a minha vida é um processo de evolução constante como ser humano que sou e pela necessidade que tenho de me tornar melhor e poder servir melhor.
No entanto, se eu tivesse que escolher um momento, com certeza, escolheria um dos episódios que mais me marcou na vida que foi o meu rompimento com a advocacia.
Quando joguei a minha carreira como advogada para o alto em Outubro de 2013 sabia que seria para sempre. Aquele momento foi sem dúvida um momento de projeção enquanto pessoa em todos os sentidos, em que eu deixei finalmente de viver em função das escolhas dos outros para seguir a minha missão. Eu deixei o meu ego e os meus medos para trás para viver uma vida cheia de realização e significado.
Contudo, eu estava ciente que para fazer aquela mudança eu teria que criar uma nova identidade profissional. Tive que mudar a minha imagem para o mundo, a minha forma de comunicar, maneira de estar, me desfazer de rótulos para poder finalmente ser fiel aos meus valores e seguir a minha paixão que é o Coaching. Não foi fácil, tive que me reinventar como ser humano, contar e recontar a minha história para que ela pudesse fazer sentido para as pessoas ao meu redor, por forma a que elas me apoiassem também no meu processo de mudança, tive que fazer novas amizades, conhecer pessoas novas que iriam me trazer a nova visão de mundo que eu tanto precisava para desenvolver essa nova atividade. Me reinventei e sinto que nasci de novo, mas agora seguindo um propósito de vida que faz sentido para mim: ajudar as pessoas a serem vistas e a contribuírem com o mundo através dos seus talentos.
Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:
É difícil eu pensar numa única situação porque para mim o mínimo impacto positivo que eu possa promover na vida de alguém tem a mesma importância de uma grande mudança. Recebo diariamente mensagens de pessoas dos mais variados lugares, próximas ou distantes, contando como se sentiram impactadas de alguma forma através do meu trabalho, seja como Coach, seja através da minha fanpage "Mais Paixão" ou através de algumas conversa que tiveram comigo e me emociono com todas as transformações porque sei o quanto pode ser difícil para algumas pessoas promover mudanças e o coaching é isso, um processo que nos instiga a promover mudanças positivas para irmos além dos limites que impomos na nossa vida.
Então, vou contar um momento engraçado que passei com uma amiga que passou por um processo de coaching "involuntário". Eu digo "involuntário" porque ela não me contratou como coach e mesmo assim eu fui lá e impactei a vida dela. Eu morava ainda no RJ e tinha ido passar um fim-de-semana, em SP, na casa dela. Essa amiga tinha acabado de fazer também uma transição de carreira, da advocacia para o mundo da organização de eventos.
Quando cheguei lá, o quarto dela tinha virado um armazém de mobília e objetos de festa. E com isso, tinha também virado um poço de ácaros e poeira. No sábado de manhã quando eu acordo eu tinha desencadeado um processo alérgico de tal forma que ou eu arrumava aquela bagunça ou eu ía para um hotel. Foi quando decidi pegar na vassoura, pano, produtos de limpeza e dar uma geral. As roupas dela já não cabiam no armário, ela tinha acabado de chegar de uma viagem e trazido ainda mais roupas. Além disso, havia roupas guardadas de uma década e que já não lhe serviam, ou melhor, se tornaram antiquadas e fora de uso. Eu joguei fora 60 sacos de lixo de 50 litros, entre roupas, sapatos velhos, papéis, fotografias de ex que já não faziam sentido e organizei também a papelada colocando a vida pessoal em dia. A minha amiga tinha ataques de riso de nervoso por me ver jogando fora metade da vida dela. Eu dizia à ela que a energia dela não estava circulando, pudera, o quarto dela era o reflexo da energia que ela estava vibrando, ou seja, estagnação na vida pessoal, profissional e financeira.
No final daquela faxina, a energia do quarto era outra e a minha amiga se sentia leve, embora estivesse ainda em estado de choque. Dois meses depois ela conheceu o homem da vida dela e, em 6 meses, estava noiva. Sua vida profissional também deu uma guinada e os projetos cada vez eram maiores e bem sucedidos. Ela me diz até hoje que aquela data foi inesquecível e que aquele momento "faxina" deu uma virada na vida dela. Promovemos uma faxina física, mental e emocional.
Tudo à nossa volta é energia. Nós atraímos aquilo que transmitimos, então, inevitavelmente, num processo de coaching também é importante olharmos e cuidarmos do nosso campo energético. Ninguém é produtivo num ambiente caótico. No final, nós atraímos para a nossa vida não o que queremos, mas quem somos. Se você quer atrair prosperidade terá que vibrar num padrão energético de prosperidade, se desprender do velho, do antigo para deixar entrar o novo. Não precisa acreditar em nada disso, o campo da física quântica já comprovou.
Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:
Vou fechar esta entrevista com a mesma frase que eu encerro o meu E-book: Descubra sua Paixão! Como Começar uma Nova Carreira do Zero.
A vocação não é algo que encontramos, mas sim algo que cultivamos.
Se você deseja levar uma vida com mais sentido e encontrar um trabalho que ama não adianta ficar procurando nos livros e achar que um dia você vai ter o seu momento "Eureka!". Você não irá conseguir definir o que ama se você não experimentar.
Numa transição de carreira, ao contrário da maioria dos movimentos de mudança que ocorrem na nossa vida, é essencial que você aja primeiro e reflita depois! Isso se justifica essencialmente por 3 motivos: a) paixão não vem da cabeça, mas do coração; b) uma mudança de carreira implica necessariamente numa mudança da sua identidade profissional; c) para que ocorra a mudança é essencial que você crie uma nova visão de mundo e as pessoas que o acompanharam até aqui não irão lhe levar para um patamar de mudança.
Se você quer criar um trabalho com significado você terá que ir para o campo da ação e começar a experimentar possibilidades de carreira. O medo da mudança diminui ou até mesmo desparece quando você entrar em contato com o processo de mudança e começar a conhecer as pessoas que fazem parte do novo meio profissional que você quer se inserir. São essas pessoas que o levarão e criar a nova visão de mundo, tão necessária num processo de transição de carreira.
Por fim, eu queria lembrar que o seu trabalho é um enorme ato de doação. Quando você sair de casa para trabalhar esteja certo de que você está doando a sua melhor parte, os seus talentos. Seus talentos farão com que seu trabalho tenha relevância e destaque e isso fará toda a diferença para o mundo e para você.
Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do Site:
Um projeto concreto para impactar positivamente a vida das pessoas criado a partir dos talentos da fundadora do site "Projetando Pessoas".
[jetpack-related-posts]