1-Perfil do Entrevistado
. Nome: Júlio dos Santos Correia Neto
. Atividade desempenhada: Reestruturador de Empresas / Gestor Empresarial
. Descrição de sua experiência/perfil:
Larga experiência como executivo desenvolvida em empresas Nacionais e Multinacionais como, por exemplo, Ernst & Young, Vale, Intelig, Dorel, Hyundai Heavy, Grupo Trigo, Victori, Leader Magazine e Tim Celular. Atuei em diferentes áreas e posições englobando Controladoria, Planejamento e Orçamento, Financeiro, RH, TI e Suprimentos.
Como Consultor Empresarial atuou em diferentes segmentos como Tecnologia da Informação, Joalheiro, Gas & Oil, Fast Food, Marketing Mobile, Logística, dentre outros.
Formado em Ciências Contábeis, pela UFRJ, com especializações pelo Ibmec, Fipecafi/USP, Copead/UFRJ e Fundação Dom Cabral.
2-Para você o que é Projetar Pessoas?
Projetar Pessoas é atuar permanentemente e de forma transparente e respeitosamente ao lado de seus parceiros, sejam eles colaboradores diretos ou não, promovendo o crescimento dos mesmos, primeiramente, como SER (se conhecer para se respeitar e depois respeitar o seu semelhante) e, consequentemente como profissionais, contribuindo para descobertas internas valiosas que cada um trás dentro de si.
A felicidade, o amor e o respeito são chaves valiosas para o engrandecimento desta máquina denominada GENTE.
3- Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:
Trabalhei durante muitos anos em um Grupo Empresarial nacional de investimentos que considero minha grande escola tanto em nível de crescimento pessoal quanto profissional.
E quais são as razões: a confiança, o diálogo transparente, o incentivo permanente a ter coragem de arriscar, de forma consciente. Se hoje, dentro de um processo crítico de gestão de mudança, tenho como primeira variável de importância a ser tratada a questão da gestão de pessoas deve-se aos inúmeros exemplos positivos e principalmente negativos que vivenciei neste Grupo, tenham eles afetados diretamente a pessoa, mas, principalmente, terceiros. A forma respeitável e honesta como tratava as pessoas, mesmo em momentos de maior tensão, sempre me abriram portas para atingir os objetivos traçados, pois sempre atrai pessoas motivadas e comprometidas em verdadeiramente colaborar para o sucesso de um processo.
4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:
Durante um processo crítico em uma empresa nacional de grande porte, abracei uma área de controladoria totalmente desacredita e criticada fortemente. Para citar como exemplo emblemático, no primeiro dia, escutei de um profissional interno: “meus pêsames, mas vc será mais um a morrer na praia”. A empresa entraria em um processo de venda e precisava de números confiáveis para a execução da precificação da mesma. Esse processo começou em maio de 2011. Em outubro do mesmo ano, portanto, 5 meses depois, o setor tornou-se referência de apoio as demais áreas, principalmente pela valorização e motivação do fator humano. O restabelecimento de uma cultura positiva, aonde as barreiras vistas até então como intransponíveis, passaram a ser encaradas como fáceis de serem superadas. O clima alegre (alto astral), mesmo se trabalhando 15 horas por dia, se refletia no prazer da realização e de estar todo mundo junto naquele grupo. As pessoas, antes vistas como refugo humano, passaram a ser vistas como profissionais capazes de colaborarem para o engrandecimento daquela corporação (vide foto dada a minha pessoa, quando da minha saída).
5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas :
Primeiramente, se conheça, se valorize, antes de apontar o dedo para alguém. Aliás, não julgue, ajude, colabore, tenha amor, temperança e compaixão. O engrandecimento e crescimento de todos será também e naturalmente o seu.
6-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano
Cases Reais autorizados.
[jetpack-related-posts]